Blog da Folhinha

Um espaço de interação com a criança

 

Trocas de Leitura

Encontro curioso


Alunos do colégio São Domingos


Uma tarde gostosa, com olhinhos curiosos dos dois lados: a equipe da Folhinha querendo saber o que as crianças acham do jornal; os alunos, ansiosos por conhecer os bastidores desse suplemento.

Assim é o projeto "Troca de Leituras", que acontece desde abril nas escolas de São Paulo. Dia 28 de agosto foi a vez de encontrar os alunos do Colégio São Domingos. Participaram trinta e um estudantes do 5o ano, com idade entre 9 e 11 anos. Eles leram duas edições da Folhinha, com as matérias de capa “Se eu fosse um mosquitinho” (18/4) e “Famílias conectadas” (29/5), e opinaram sobre cada pedacinho do jornal.

Os alunos estão preparando a primeira edição do jornalzinho da escola. Cada estudante fará uma matéria a partir do tema que selecionar. Gabriel Figueiredo escolheu os quadrinhos porque é muito bom de desenho. Matheus Siqueira preferiu escrever sobre futebol; Pedro Nacca falará sobre esportes. Beatriz Fortes e Maria Vitória Cannalonga vão escrever sobre as fofocas do colégio. João Pedro de Souza e Nuno Morais, sobre games, que eles adoram. E o Victor Kagan, que toca guitarra, escolheu como tema a música.

O jornal tem até uma editora (que supervisiona todas as matérias), a aluna Maria Luísa Porfírio. Ela contou que eram dezenove participantes no jornal, mas agora são dezoito porque “um pediu demissão”.




Por causa do projeto, os alunos estavam curiosos para saber como é feito um jornal. Perguntaram há quanto tempo existe a Folhinha, quantas pessoas ajudam a fazer o suplemento, se o trabalho é muito cansativo, qual a idade dos nossos leitores.

Nossa equipe, representada pela repórter Gabriella Mancini, respondeu às perguntas e depois quis saber o que as crianças acham da Folhinha. A maioria já conhecia o jornal. Camila Françoso gosta muito das entrevistas com as crianças, que chamou de “matérias faladas”. 

Os meninos pediram mais dicas sobre jogos e mais quadrinhos. As meninas querem mais matérias sobre os programas de TV da Disney. E João Cecci pediu por mais poesias para ler na Folhinha.

Gabriel, leitor assíduo da Folhinha, se indignou: “Por que vocês tiraram os quadrinhos do Zézio? Eu gostava tanto dele”.  E duas alunas pediram pela volta dos quadrinhos da personagem Suriá, criada pelo desenhista Laerte.

A Troca de Leituras ajuda a gente a pensar em como fazer um jornal cada vez melhor. Se a sua escola tem interesse em participar, peça ao professor para mandar um e-mail para a gente (folhinha@uol.com.br). Quem sabe não nos encontramos?

Escrito por Gabriella Mancini às 16h12

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sobre bastidores e assuntos favoritos

 
 

Sobre bastidores e assuntos favoritos

Em abril, a Folhinha deu início ao projeto Trocas de Leitura. No dia 29 de junho, foi feita a segunda edição do encontro, dessa vez no colégio Augusto Laranja, em São Paulo.

Neste semestre, os alunos estudaram sobre os meios de comunicação, como televisão, jornal e rádio. Para complementar os estudos, visitaram uma redação (a sala onde os jornalistas trabalham) e até fizeram um telejornal, gravado em vídeo. Por isso estavam bem curiosos para conhecer os bastidores da Folhinha.

Dezenove crianças participaram dessa Trocas de Leitura, que funciona assim: os alunos leem duas edições do caderno, e a nossa equipe, representada nessa ocasião pela repórter Gabriella Mancini, vai até a escola e bate um papo com seus leitores. O objetivo é ouvir suas críticas e sugestões para fazer um jornal ainda melhor. Em troca, oferecemos a esses pequenos leitores informações sobre como é feita a Folhinha.

Alguns alunos nem sabiam que existia um jornal feito só para crianças e ficaram animados com a descoberta. Perguntaram sobre o trabalho do jornalista e do autor dos quadrinhos (uma das seções preferidas das crianças). Quiseram saber como é feita a seleção dos temas das matérias e dos entrevistados e conheceram as diferentes partes de um jornal.


Estudantes conversam sobre a Folhinha

As matérias de cinema (principalmente dicas de filmes) e as de música (especialmente dos Jonas Brothers) foram as favoritas da turma. As meninas pediram mais reportagens sobre moda e passo a passo de artesanato; já os meninos querem mais dicas de jogos. Todos falaram bastante sobre o cantor Michael Jackson, que morrera no dia 25 de junho. E disseram que as notícias atuais não podem faltar no caderno.

Alguns querem uma Folhinha com mais páginas. Outros aprovam o gostinho de “quero mais” que o jornal deixou após o fim da leitura.

A Trocas de Leitura ajuda a gente a pensar em como fazer um jornal cada vez melhor. Se a sua escola tem interesse em participar, peça ao professor para mandar um e-mail para a gente (folhinha@uol.com.br). Quem sabe não nos encontramos?

Escrito por Mariana Iwakura às 21h43

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Primeiras trocas de leitura

 
 

A Folhinha começou na sexta passada (dia 24/4) o projeto Trocas de Leituras nas escolas de São Paulo. Os alunos da Escola Caminhando, na região central da cidade, foram os primeiros participantes do projeto.

Como funciona? Depois que os alunos fazem uma leitura atenta da Folhinha, a equipe do caderno vai até a escola para um bate-papo. Primeiro, contamos como surgem as ideias de reportagens (ou pautas), como a Folhinha é feita, como os profissionais dividem as tarefas etc. Depois, as crianças contam o que acharam do leram no caderno.

Na Escola Caminhando, os alunos Pedro, Fernando, Vitor, Victor, Matheus, Gabriela, Gabriella, Hariel e Flávio, todos da 4ª série, entraram na nossa roda de leitura. Eles fizeram várias perguntas para a equipe da Folhinha, representada por Gabriela Romeu e Gabriella Mancini (só tinha Gabriela ou Gabriella na sala!). Queriam saber coisas como quantas horas um jornalista leva para fazer um jornal, se a pauta é o mesmo que um rascunho, se entrevistávamos muitas crianças, se um um jornal tem que ter muitas figuras/ilustrações. E por aí foi.

Depois, foram eles que responderam às nossas questões sobre as Folhinhas que tinham lido. E foi curioso perceber que os alunos ficaram divididos entre os dois temas das reportagens principais (as da capa): uma sobre a crise econômica e outra sobre os programas de TV que fazem sucesso entre as crianças. A telinha não levou a melhor. Com relação ao interesse, a turma ficou bem dividida.

O bate-papo ajuda a gente a pensar em como fazer uma Folhinha cada vez mais legal. Se a sua escola tiver interesse em participar, peça para o professor mandar um e-mail para a gente. Quem sabe a gente não conversa aí?

Escrito por Gabriela Romeu às 23h15

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Qual é o seu bicho?

Qual é o seu bicho?


Chimpanzés, hipopótamos e girafas são alguns dos animais que já foram parar na capa da Folhinha, que nesta semana completou 45 anos!

Agora queremos saber: qual bicho você escolheria para estrelar uma próxima capa?

Mande seu comentário!

Escrito por Equipe da Folhinha às 15h26

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vote! Qual é o seu bicho?

Vote! Qual é o seu bicho?

Chimpanzés, hipopótamos e girafas são alguns dos animais que já foram parar na capa da Folhinha, que hoje completa 45 anos!

Agora queremos saber: qual bicho você escolheria para estrelar uma próxima capa?

Escrito por Equipe da Folhinha às 15h23

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog da Folhinha O blog da Folhinha é um espaço virtual para interação das crianças com o suplemento impresso publicado pela Folha de S.Paulo aos sábados. É produzido pela editora, Patrícia Trudes da Veiga, pela editora-assistente, Gabriela Romeu, além de outros colaboradores.
Mapa do Brincar

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.