Blog da Folhinha

Um espaço de interação com a criança

 

Conta outra?

Histórias dos personagens esquecidos

 
 Foto: Divulgação

Todo mundo conhece Alice, aquela menina que foi cair no País das Maravilhas depois de seguir um coelho. Ou Cinderela, que perde o sapato em um baile. Mas ninguém fala sobre as duas irmãs de Cinderela ou sobre os personagens que Alice conhece no País das Maravilhas. É a história deles que você descobre no livro "Que história é essa? - 3", de Flávio de Souza (Cia. das Letrinhas; R$ 35). Se você não leu o livro, não se preocupe.

Neste sábado, dia 28, a contadora de histórias Tecka Mattoso vai mostrar esse e outros contos do livro, no espaço infantil da Livraria Saraiva, no Shopping Center Norte, em São Paulo. A contação tem trilha sonora e é bastante interativa. O grupo de crianças que estiver lá vai brincar do mesmo jeito que os personagens fazem no livro!

Contação Brincante Entre Livros
Quando: sábado, às 17h30
Onde: Livraria Saraiva, Shopping Center Norte (travessa Casalbuono, 120, Vila Guilherme, tel. 0/xx/11/2224-5959)
Preço: gratuito

E por falar em "Alice no País das Maravilhas", você já viu o trailer do novo filme que contará essa história?
Ele é narrado pelo Chapeleiro Maluco e estreia nos cinemas no dia 4 de março de 2010. Confira:

 

Escrito por Camilla Costa às 20h10

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Oriental com toque caipira

 


Na 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (que aconteceu no final de outubro), vários autores conversaram com as crianças nas quatro tendas de circo do evento. Apesar do calor e do burburinho, o papo foi animado.

Num dos dias estava a artista plástica Lúcia Hiratsuka, que é ilustradora, escritora e tradutora. Entre seus livros, estão "Contos da Montanha" (Edições SM) e "Festa no Céu, Festa no Mar" (DCL)

Neta de japoneses, Lúcia teve uma infância cheia de histórias e brincadeiras vindas lá do Oriente. E, como cresceu na roça em Duartina (interior de SP), ela diz que tem uma boa mistura das culturas oriental e caipira.

Os avós contavam muitas lendas e mitos japoneses. Assim, ela ouviu por exemplo muitas histórias com e sobre raposas, animal que gera fascínio e medo ao mesmo tempo. Lúcia explica que ela é a mensageira da divindade dos cereais.

Então, no interior do Japão, é comum encontrar uma raposa de pedra com uma oferenda.

Ouça no áudio abaixo o que ela conta sobre como sua infância influenciou no que ela escreve e desenha hoje.

Um dos últimos lançamentos dela é a tradução de um autor japonês bastante famoso na terra do sol nascente. Ela traduziu e ilustrou "O Violoncelista" (Edições SM), de Kenji Miyazawa (1896-1933). Ela conta que ele escreveu bastante, morreu jovem e só foi reconhecido bem depois. "Adoro esse autor. Além de ser escritor e poeta, foi astrônomo, cientista e professor." Diz que ele foi um professor diferente: saia com os alunos para olhar as pedras, por exemplo.

"O Violoncelista" traz a história de Goshu, músico de uma orquestra de cinema mudo. Mas ele vive levando broncas do maestro porque não consegue controlar suas emoções. E são os animais que ensinam ao artista a alma da música.

Abaixo, saiba mais o que ela contou sobre a obra e o autor.

 

 

Escrito por Gabriela Romeu às 20h26

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O pulo da preguiça

 

Cheias de texturas, as ilustrações da mineira Marilda Castanha muitas vezes parecem saltar das páginas, ganhar vida. E sempre contam muitas histórias.

Em seu novo livro, "Pula, Preguiça" (ed. Scipione), a autora realmente faz seus personagens saltarem das páginas! Foi criado depois de "Pula, Gato", sobre um gato que procurava a amizade de uma menina.

"Pula, Preguiça" é um livro de história visual (sem palavras) que conta o dia em que uma garotinha visita um museu de história natural. Lá, ela encontra o esqueleto de uma preguiça-gigante.


Abaixo, Marilda, que também participou da Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), conta como essa história começou.

 

 

Escrito por Gabriela Romeu às 20h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog da Folhinha O blog da Folhinha é um espaço virtual para interação das crianças com o suplemento impresso publicado pela Folha de S.Paulo aos sábados. É produzido pela editora, Patrícia Trudes da Veiga, pela editora-assistente, Gabriela Romeu, além de outros colaboradores.
Mapa do Brincar

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.