Blog da Folhinha

Um espaço de interação com a criança

 

Super-heróis indianos

A jornalista e blogueira Elka Andrello, que trabalha para o site da revista Tpm (Trip para Mulheres), mora na Índia com sua filha. Recentemente, ela escreveu sobre uma descoberta muito divertida que fez naquele país.

Lá, além de desenhos animados como "Ben 10" ou "Tom e Jerry", as crianças também podem ver na TV as aventuras de heróis da mitologia indiana, como o deus Ganesha -que tem cabeça de elefante- e o guerreiro Ram. Ficou curiososo? Então assista a trechos de alguns.

Rama
Segundo a história contada no "Ramayana", um dos livros mais importantes da Índia antiga, o príncipe Rama de Ayodhya teve sua mulher, Sita, sequestrada por um demônio chamado Ravana, que era o rei de Lanka. O Ramayana conta as aventuras, batalhas e descobertas de Rama durante sua vida e fez com que ele fosse adorado pelos hindus (pessoas que seguem a religião hinduísmo) até hoje. Para eles, o guerreiro é como se fosse uma segunda versão do deus Vishnu, que veio ao mundo para mostrar o caminho certo às pessoas.

A lenda do príncipe Ram

 

Hanuman
Esse nome engraçado é de um deus hindu que tem forma de macaco e é a reincarnação (segunda vida) do deus chamado Shiva. Hanuman também conheceu o príncipe Rama. Ele era o líder do exército que ajudou o príncipe a vencer o demônio Ravana e resgatar sua mulher. O macaco também pode voar, muda de forma e de tamanho.
Existem três desenhos que contam a história dele:

Hanuman Agadam Pagadam

Hanuman

Hanuman Chalisa

 

Ganesha
O deus com cabeça de elefante é um dos mais populares na Índia. Os hindus acreditam que ele traz boa sorte, prosperidade e remove todos os obstáculos (dificuldades) do caminho. Há dois desenhos que contam a história dele. Seu irmão, Kartikeya, é o cientista dos deuses e viaja montado em um pavão voador e matador de serpentes. Os dois jovens deuses são filhos de Shiva,o deus da transformação, com sua mulher Parvati. A família mora no Himalaia, a cordilheira que fica na Ásia e tem o monte mais alto do mundo, o Everest.

Ganesh e Kartikeya

Bal Ganesh

 

Tenali Rama
Tenali é um personagem muito conhecido no folclore indiano. Ele existiu na época em que havia reis e palácios e era o homem que o rei mais gostava. Por causa da sua popularidade, ele tinha muitos inimigos, mas sempre os vencia usando inteligência e simpatia.


Tenali Raman

Escrito por Camilla Costa às 20h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Primeira entrevista
 
O artista plástico Romero Britto, 46, recebeu a Folhinha em outubro, no seu estúdio, em Miami Beach. E foi surpreendido pela nossa proposta:
ser entrevistado por Renata Araújo, 10, leitora da Folhinha desde os seis anos e apaixonada por arte moderna.

"Nunca fui entrevistado por uma repórter tão jovem", comentou. Mas topou na hora.

Renata abriu o bloquinho com as perguntas em que havia pensado -entre elas por que as obras dele são tão coloridas e a cor que não pode faltar na tela- e mandou ver.

Assista!

Escrito por Patrícia Trudes da Veiga às 20h40

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Entrevista com Papai Noel

O bom velhinho já chegou ao Brasil.
E fez questão de dar uma entrevista exclusiva para o Blog da Folhinha.

Ele recebeu a equipe de gravação no Morumbi Shopping e contou quais são os presentes que meninas e meninos mais pedem no Natal.

Assista ao vídeo.

Escrito por Silvia de Moura às 20h26

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Papai Noel alerta para a necessidade de cuidar do planeta

Mais do que aquele velhinho simpático que distribui presentes no Natal, Papai Noel é também uma espécie de exemplo de bom comportamento para meninos e meninas.
É aquela pessoa sempre preocupada em passar mensagens positivas e mostrar as diferenças entre o certo e o errado.
E, num momento em que a Terra passa por tantas transformações, com uma série de riscos que podem ser causados pelo aquecimento global, ele chega com mais esta missão:
alertar para a necessidade cuidar do nosso planeta.

Para mostrar a preocupação do bom velhinho, vários shoppings, lojas e pontos turísticos de São Paulo e interior usaram a sustentabilidade como tema de suas decorações. Os shoppings Boavista, Campo Limpo, Penha e Plaza Sul, na capital, além do Parque D. Pedro (Campinas-SP) e Metrópole (São Bernardo do Campo-SP), criaram cidades ecológicas, com materiais reciclados, como tubos de pasta de dente que substituíram a madeira para formar paredes e painéis.

Também foram feitas simulações de como utilizar recursos para geração de energia limpa, com painéis solares, turbinas de vento e coletores de água de chuva para irrigar a horta e o jardim da Mamãe Noel. No Plaza Sul e no Parque D. Pedro, é possível entrar num globo sensorial que permite sentir na pele os efeitos que as mudanças climáticas podem provocar. No mesmo espírito, o Parque Trianon inaugura no dia 5 a Casa de Papai Noel Sustentável.

O temor com o aquecimento global também é destaque do Shopping Pátio Paulista em São Paulo, que traz muito gelo cenográfico para chamar a atenção para a possibilidade do desaparecimento da neve. Ao entrar na Caixa de Sensações do Shopping Metrô Itaquera, é possível sentir todas as sensações de  neve, chuva, relâmpago, calor e vento que Noel
enfrenta até chegar ao Brasil.

Mais luz e menos gasto

Já o Shopping Metrô Santa Cruz colocou árvores decoradas com material reutilizado e iluminadas com a energia das pedaladas dos clientes em bicicletas, além de usar luzes LED,
que gastam cerca de 80% menos energia do que as lâmpadas convencionais.

Central Plaza Shopping, com sua cortina de luzes brancas e azuis e Shopping Butantã também aderiram a tipos de iluminação que economizam energia. Esse cuidado também foi tomado
pela Prefeitura de São Paulo, que inaugura o Natal Iluminado no próximo dia 5 em diversas ruas e avenidas cobrindo a cidade de lâmpadas e refletores de baixo gasto energético.


Parque Trianon

Contato com a natureza

Papai Noel também está mais radical neste ano e desce de rapel em pelo menos dois shoppings na capital paulista: o Butantã e o Santana Parque, que montou até um circuito de arvorismo para inspirar o velhinho.

Os shoppings ABC e Osasco Plaza, na região metropolitana de São Paulo, também apelaram para o lado ecológico de Noel e montaram estações ferroviárias que reproduzem paisagens para recebê-lo.

No Shopping Cidade Jardim, que usa ervas em sua decoração, dá pra pegar carona em um trenzinho e ainda parar num gazebo, onde foi instalada uma oficina de Natal. Lá você pode confeccionar seus próprios enfeites a partir de materiais como argila, frutas naturais, pinhas, especiarias e pinheirinhos e depois levar para casa. No Villa-Lobos, uma locomotiva homenageia a obra do maestro, que dá nome ao shopping.

Agora, se você gosta de animais, o Complexo Comercial do Shopping Interlagos montou o Natal no Zoológico, e o Shopping Iguatemi, uma verdadeira floresta mágica para receber Noel.


Boa companhia

Claro que Papai Noel é o principal convidado da festa de Natal, mas, se estiver bem acompanhado, melhor. Quem levar sua cartinha no Shopping Metrô Tatuapé, por exemplo, vai encontrar também a galerinha da Turma da Mônica Jovem.

No Boulevard Tatuapé por todo lado se vê a turma do Pinóquio. O Internacional Guarulhos trouxe a turma de Looney Tunes _e personagens como Perna Longa, Piu Piu, Frajola, Taz e Patolino_ e o Mogi optou por nomes do Cartoon Netword _As Meninas Superpoderosas, o Macaco Louco, Ben 10 e Bloo, Billy e Mandy.




Shopping Taboão

Roteiro para ver o Papai Noel


Shopping Anália Franco
- Doce Natal

Atrações: árvore de Natal de 15 metros de altura iluminada com LEDs e preparação de bolos, doces e panetones, com oficinas em que as crianças poderão produzir biscoitos de verdade e docinhos de pano e levá-los para casa.

Onde: av. Regente Feijó, 1.739, piso Orquídea (Tatuapé, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/4003-4133, www.shoppinganaliafranco.com.br).

Quando: oficinas (de 18 de novembro a 20 de dezembro - terça a sexta-feira e domingos, das 14h às 20h; sábados das 10h às 20h), oferta de panetones exclusivos (de 24 de novembro a 20 de dezembro ou até o fim do estoque) e visitas ao Papai Noel (de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h).

Preço: Grátis.

Shopping Aricanduva / Interlar / Autoshopping - Natal da Solidariedade

Atrações: Papai Noel recebe a criançada com árvore enfeitada, bonecos de neve e placas expressando palavras como solidariedade, respeito, gratidão e fraternidade. Na área externa, um boneco do Papai Noel com 15 metros recepciona o público.

Onde: av. Aricanduva, 5.555 (Aricanduva, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3444-2000, www.aricanduva.com.br).

Quando: diariamente, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.

Shopping Boavista - Eco City

Atrações: uso de materiais alternativos na decoração, como tubos de pasta de dente, além de lâmpadas econômicas. Uma cidade cenográfica, batizada de “Eco City”, abriga a casa do Papai Noel e mostra como é possível produzir energia limpa.

Onde: r. Borba Gato, 59 (Alto da Boa Vista, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/5547-6000, www.boavistashopping.com.br).

Quando: até 13 de dezembro, de segunda a sexta, das 13h às 21h, sábados e domingos, das 12h às 22h; de 14 a 23 de dezembro, das 12h às 22h; e 24 de dezembro, das 10h às 17h.

Preço: Grátis.

Shopping Metrô Boulevard Tatuapé - Natal do Pinóquio

Atrações: cenário e apresentações de teatrinho de luz negra sobre Pinóquio. O shopping prepara promoção com quatro bonecos colecionáveis (Pinóquio, Grilo Falante, Vovô Gepeto e Fadinha) para dezembro.

Onde: rua Gonçalves Crespo, 78 (Tatuapé, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/2225-7000, www.shoppingboulevardtatuape.com.br).

Quando: teatrinho - dias 28 e 29 de novembro, 5, 6, 12, 13, 19, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, às 13h, 15h e 17h, dia 24 de dezembro às 13h, 14h e 15h. Papai Noel - até 24 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h.

Preço: Grátis.


Bourbon Shopping - Natal Adocicado

Atrações: em um dos cenários, Papai Noel e seus ajudantes fazem tortas, massa para bolo e outras guloseimas que adornam as árvores de Natal. Em outro espaço, a Mamãe Noel prepara quitutes, embala presentes e, no chá da tarde, bules e xícaras se divertem e dançam. É lá que o bom velhinho recebe os pedidos das crianças.

Onde: rua Turiassu, 2.100 (Pompeia, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3874-5050, www.bourbonpompeia.com.br).

Quando: até 24 de dezembro, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.

Shopping Butantã - O Voo do Papai Noel

Atrações: uma vila com chão de neve foi montada, com casinhas decoradas e neve no telhado, bonecos animatrônicos representando as famílias e postes iluminados, além de uma árvore de oito metros, por onde o Papai Noel desce de rapel. Depois, ele atende às crianças em seu trono de veludo vermelho, em um bosque nevado.

Onde: av. Prof. Francisco Morato, 2.718 (Butantã, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3723-3900, www.shoppingbutanta.com.br).

Quando: de 28 de novembro a 24 de dezembro, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.


Shopping ABC

 
Shopping Campo Limpo - Eco City

Atrações: uma cidade ecológica foi montada com materiais reciclados para abrigar a casa do Papai Noel.

Onde: estrada do Campo Limpo, 459 (Campo Limpo, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/2144-3500, www.shoppingcampolimpo.com.br).

Quando: de segunda a sábado, das 14h às 21h; domingos e feriados, das 13h30 às 20h30.

Preço: Grátis.

Shopping Center Lapa - Mundo Encantado do Natal

Atrações: a decoração mostra a visão infantil do mundo do Papai Noel,  que recebe as cartinhas em meio a cavalinhos de madeira, soldados de chumbo, ursinhos, boneca de pano, palhaço, roda gigante, boneco de neve, trenó e renas.

Onde: rua Guaicurus, esquina da rua Catão, 72, (Lapa, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3675-2011, www.shoppingcenterlapa.com.br).

Quando: de 28 de novembro a 14 de dezembro, das 13h às 19h; de 15 a 23 de dezembro, das 10h às 22h; e dia 24, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

Center Norte - Circo Mágico do Papai Noel

Atrações: oficinas de recreação ensinam mágicas e como fazer brinquedos, além de apresentações circenses e shows. A decoração é circense, e o público interage com o cenário. Cerca de 150 esculturas de pano em tamanho natural retratam palhaços, malabaristas, trapezistas, bailarinas, domadores, equilibristas, contorcionistas, engolidor de fogo, atirador de facas e mulher barbada.

Onde: travessa Casalbuono, 120 (Vila Guilherme, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/2224-5959, www.centernorte.com.br).

Quando: oficinas até 24 de dezembro, de quinta a sábado, das 14h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h; e dia 24 de dezembro, das 14h às 18h.
Encontros com Noel: até 23 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h; e dia 24 de dezembro, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

Shopping Center Penha - Eco City

Atrações: a decoração reproduz a cidade sustentável do Papai Noel, usando materiais alternativos. Na casa há vários recursos de captação de energia limpa, com destaque para coletores de água da chuva destinada a irrigar a horta e o jardim da Mamãe Noel.

Onde: rua dr. João Ribeiro, 304 (Penha, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/2095-8222, www.shoppingpenha.com.br).

Quando: até 24 de dezembro, de segunda a sábado, das 14h às 22h (com uma hora de intervalo); domingo, das 14h às 20h; dia 24 de dezembro, das 10h às 17h (com uma hora de intervalo).

Preço: Grátis.

Central Plaza Shopping - Natal em Família

Atrações: Papai Noel recebe as crianças em uma praça, e há também uma sala de jantar. Os presentes foram encomendados na “Fábrica de Brinquedos do Noel”, em formato de casinha, onde estão sendo preparados para a distribuição. A iluminação é feita com LEDs, mais econômicos.

Onde: av. Dr. Francisco Mesquita, 1000 (Vila Prudente, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/2066-4422, www.centralplazashopping.com.br).

Quando: diariamente, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.


Super Casas Bahia

Escrito por Adriana Chaves às 20h17

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #


Shopping Morumbi

Grupo Santander - Juntos para uma vida melhor

Atrações: além da inauguração da árvore de Natal do parque do Ibirapuera, com 75 metros de altura, o banco patrocina a iluminação de outros pontos na capital paulista, como o parque do Povo, vale do Anhangabaú, rua Avanhandava, av. Juscelino Kubitschek e o prédio do banco Real, na av. Paulista. Agências e prédios administrativos do banco receberão iluminação especial e decoração com papais noéis de 3,5 metros de altura.

Onde: diversos pontos da cidade (São Paulo, SP, www.juntosporumavidamelhor.com.br).

Quando: eventos na árvore do parque do Ibirapuera dias 6, 12, 13, 19 e 20/12

Preço: Grátis.

Bradesco Paulista - Natal dos Sinos

Atrações: duendes estão pendurados no prédio do banco, dando a impressão de que são eles que estão tocando os sinos.

Onde: av. Paulista (São Paulo, SP, www.bradesco.com.br).

Quando: até 6/1, com badaladas às 12h e às 18h.

Preço: Grátis.

Itaú Personnalité - Natal Personnalité de Música e Luz

Atrações: coral adulto de 12 vozes, com shows abertos ao público e espetáculo de luzes e chuva de neve. Sinos e notas musicais enfeitam a fachada da agência. Um Papai Noel animado eletronicamente tocará órgão e conduzirá o show. Dois ursinhos farão a interação com o coral, cantando músicas natalinas.

Onde: av. Paulista, esquina com al. Ministro Rocha Azevedo (São Paulo, SP, www.itau.com.br).

Quando: de 28/11 a 2/1; apresentação de coral de quinta a domingo, das 18h às 21h40, de 20 em 20 minutos.

Preço: Grátis.

Prefeitura de São Paulo - Natal Iluminado 2009

Atrações: mais de 25 milhões de microlâmpadas, 3.500 refletores com lâmpadas verdes, 35 mil miniestrobos, 25 km de mangueiras iluminadas e 25 mil LEDs comporão o Natal Iluminado 2009. A programação abrange diversos pontos, com destaque para a Casa de Papai Noel Sustentável.

Onde: Casa de Papai Noel Sustentável, no parque Trianon (São Paulo, SP, www.spturis.com).

Quando: inauguração em 5/12

Preço: Grátis.

 

*fotos de divulgação

Escrito por Adriana Chaves às 19h43

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Super Casas Bahia - A Fantástica Fábrica de Natal

Atrações: Papai Noel conversa com as crianças, tira fotos e recebe cartinhas. O espaço tem trenzinho e parada natalina, em que bailarinas, elfos, renas, anjos e soldadinhos de chumbo desfilam em meio ao público. Há também um musical que conta a história de um menino que sonha em conhecer a fábrica de presentes do Papai Noel e tem seu pedido atendido por um anjo.

Onde: av. Olavo Fontoura, 1.209 (Santana, São Paulo, SP, tel. 0800-8888008, www.casasbahia.com.br).

Quando: Super Papai Noel - diariamente, das 12h às 22h (dias 24 e 31/12, até 18h).
Super Globo de Neve - diariamente às 14h, 18h e 20h; dias 24 e 31/12, às 13h, 15h e17h.
A Fantástica Fábrica de Natal - 5 e 6/12, às 19h; 10/12, às 16h30 e 19h; 11/12, às 16h30, 19h e 21h; 12 e 13/12, às 14h30, 16h30, 19h e 21h; de 17 a 20/12, às 14h30, 16h30, 19h e 21h; 22 e 23/12, às 14h30, 16h30, 19h e 21h, 24 e 31/12, às 14h30 e 16h30; de 26 a 30/12, às 14h30, 16h30, 19h e 21h.

Preço: grátis. A partir de 4/12, os visitantes poderão trocar tíquetes de compras realizadas na Super Loja por ingressos para “A Fantástica Fábrica de Natal” (regulamento completo disponível a partir de 4/12 na loja ou no site).

Shopping ABC - Fantástica Viagem com o Papai Noel

Atrações: uma estação de trem na qual os passageiros embarcam num passeio surpreendente. Papai Noel recebe as crianças em um local separado.

Onde: av. Pereira Barreto, 42 (Santo André, SP, tel. 0/xx/11/3437-7222, www.shoppingabc.com.br).

Quando: diariamente, das 13h às 20h.

Preço: Grátis.

ABC Plaza - Natal dos Sonhos

Atrações: fadas decoram vários pontos e o vermelho e o verde foram substituídos por prata e dourado nos enfeites espalhados pelo shopping, onde Noel ouve e atende pedidos das crianças.

Onde: av. Industrial, 600 (Santo André, SP, tel. 0/xx/11/4437-5000, www.abcplaza.com.br).

Quando: diariamente, das 13h às 20h.

Preço: Grátis.

Internacional Shopping Guarulhos - Campanha de Natal Looney Tunes

Atrações: o tema de sua decoração é a turma de Looney Tunes e contempla consumidores que aderirem à campanha, acumulando cupons fiscais para trocar por bichinhos de pelúcia do
Pernalonga, Piu Piu, Frajola, Taz e Patolino. As visitas ao Papai Noel acontecem em um área especial.

Onde: rodovia Presidente Dutra, km. 230 (Guarulhos, SP, tel. 0/xx/11/2425-1000, www.internacionalshopping.com.br).

Quando: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h; dia 24/12, das 10h às 16h. Cupons da promoção podem ser trocados até 24/12 (ou até o fim do estoque).

Preço: grátis. Cupons da promoção podem ser trocados a partir de R$ 150 em compras.

Shopping Metrópole - Eco City

Atrações: o destaque da decoração está no uso de materiais alternativos, e LEDs iluminam a árvore de Natal, corredores e fachada. A casa do Papai Noel fica em uma cidade cenográfica sustentável. Tem apresentação de coral.

Onde: pça. Samuel Sabatini, 200 (São Bernardo do Campo, SP, tel. 0/xx/11/2842-9900, www.shoppingmetropole.com.br).

Quando: até 9/12, de segunda a domingo, das 12h às 20h, e sábados, das 10h às 22h; de 10 a 23/12, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos, das 12h às 22h; dia 24/12, das 10h às 17h.
Coral – 10/12, às 19h.

Preço: Grátis.

 
Shopping D

Shopping Mogi - Cartoon Network

Atrações: a inspiração para o Natal deste ano veio dos personagens do Cartoon Network, como Meninas Superpoderosas, o Macaco Louco, Ben 10 e Bloo, Billy e Mandy. Papai Noel chegou ao shopping de helicóptero e receberá as crianças até a véspera do Natal.

Onde: av. vereador Narciso Yague Guimarães, 1.001 (Mogi das Cruzes, SP, tel. 0800-194004, www.mogishopping.com.br).

Quando: de segunda a sábado, das 13h às 22h, domingos e feriados, das 14h às 20h.

Preço: Grátis.

Osasco Plaza Shopping - Estação Ferroviária do Papai Noel

Atrações: o shopping recebe Papai Noel com uma decoração que tem como base uma estação ferroviária inspirada em temas de histórias infantis.

Onde: r. Antonio Agu, 300 (Osasco, SP, tel. 0/xx/11/2117-2777, www.osascoplazashopping.com.br).

Quando: diariamente, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.

Suzano Shopping - Filhotes

Atrações: a árvore de Natal, com aproximadamente sete metros de altura, conta com vários cachorrinhos animatrônicos, de raças variadas. Na cenografia, a mamãe preguiçosa, com seus filhotes brincando dentro da cestinha, e a mamãe carinhosa, amamentando sua cria, são alguns destaques. Papai Noel distribui balas às crianças, além de ouvir os pedidos.

Onde: r. Sete de Setembro, 555 (Suzano, SP, tel. 0/xx/11/3636-7000, www.suzanoshopping.com.br).

Quando: diariamente, das 13h às 21h.

Preço: Grátis.

Shopping Taboão - Acelera Noel

Atrações: o shopping colocou uma banda de papais noéis eletrônicos, em tamanho real, tocando músicas natalinas dentro de um quiosque decorado. Na praça Central, visitantes vão passear na “Casa do Papai Noel”, uma estrutura interativa, especialmente decorada, onde poderão fazer seus pedidos de Natal e entregar cartinhas ao Papai Noel.

Onde: rodovia Régis Bittencourt, km 271,5 (Taboão da Serra, SP, tel. 0/xx/11/2699-4000, www.shoppingtaboao.com.br).

Quando: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h.

Preço: Grátis.

Shopping Tamboré - Natal Plugado

Atrações: o Papai Noel verdadeiro ainda terá seu trono, mas pelos corredores do shopping a criançada vai poder conferir bonecos animatrônicos do simpático velhinho em meio a novidades tecnológicas.

Onde: av. Piracema, 669 (Tamboré, SP, tel. 0/xx/11/2166-9702, www.shoppingtambore.com.br).

Quando: de segunda a sexta, das 14h às 20h, aos sábados, das 12 às 20h, e aos domingos, das 14 às 20h; de 18 a 23/12, das 12 às 22h; dia 24/12, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

ShoppingUnião - A Sala de Natal do Papai Noel

Atrações: uma grande árvore, ao lado da lareira, foi decorada com meias penduradas, cestos de lenha, castiçais e  guirlandas. O trono do Papai Noel estará ao lado da lareira. Próxima à arvore, a mesa estará preparada para a ceia de Natal. Há ainda bonequinhos animatrônicos.

Onde: av. dos Autonomistas, 1.400 (Osasco, SP, tel. 0/xx/11/3684-0151, www.shoppinguniao.com.br).

Quando: de segunda a sexta, das 14h às 22h, e aos sábados e domingos, das 11h às 22h.

Preço: Grátis.

Parque D. Pedro Shopping - Eco City

Atrações: a casa do Papai Noel foi construída numa cidade cenográfica ecológica, com geração de energia limpa e LEDs, que proporcionam uma economia de cerca de 80% em relação às convencionais.

Onde: rodovia D. Pedro 1º, km 137 (Campinas, SP, tel. 0/xx/19/3756-7500, www.parquedpedro.com.br).

Quando: até 23/12, de segunda a sábado, das 13h30 às 22h (intervalo das 17h às 18h); domingos e feriados, das 12h30 às 21h (intervalo das 16h30 às 17h). Dia 24/12, das 10h às 18h (intervalo das 14h às 14h30).

Preço: Grátis.


Shopping Center Norte

Escrito por Adriana Chaves às 19h30

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

 

Shopping Plaza Sul - Eco City

Atrações: feita com material reciclável e LEDs, a cidade cenográfica mostra como viver em um ambiente sustentável. Além da casa do velho Noel, o local mostra como captar energia limpa. Um globo sensorial, com mais de 20 metros de circunferência, permite ao visitante sentir na pele os efeitos que as mudanças climáticas podem gerar ao planeta.

Onde: pça. Leonor Kaupa, 100 (Saúde, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/5077-7300, www.shoppingplazasul.com.br).

Quando: até 23 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h. Dia 24 de dezembro, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

Shopping Raposo - Valsa dos Brinquedos

Atrações: bonecas, bolas, cavalinhos, carrinhos, aviões, bichos de pelúcia, soldadinhos, caixas de presentes, elementos multicoloridos e animatrônicos se movem e rodopiam ao som de uma valsa.

Onde: rodovia Raposo Tavares, km 14,5 (Jardim Boa Vista, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3735-0780, www.raposo.com.br).

Quando: de segunda a domingo, das 14 às 20h, exceto no dia 24 de dezembro, quando funcionará das 12h às 18h.

Preço: Grátis.

Santana Parque Shopping - Natal Radical

Atrações: a praça de eventos se transformou em uma enorme “Casa do Papai Noel”, onde ele e a Mamãe Noel trabalham na separação e na embalagem dos presentes. O espaço ganhou também um circuito de arvorismo radical. Também haverá corais natalinos

Onde: r. Conselheiro Moreira de Barros, 2.780 (Santana, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/2238-3002, www.santanaparqueshopping.com.br).

Quando: Papai Noel - diariamente, das 10h às 22h.
Arvorismo - até 20/12, das 10h às 23h; de 21 a 23/12, das 10h às 0h; dia 24/12, das 10h às 18h; dia 31/12, das 10h  às 16h.
Corais natalinos - até 20/12, às 19h.

Preço: Visitação e corais grátis. Arvorismo - R$ 10 (percurso infantil) e R$ 15 (percurso aventura).

Shopping Villa-Lobos - Estação Villa-Lobos

Atrações: a praça central do shopping foi transformada em uma estação de trem, inspirada em uma das obras mais conhecidas do maestro Heitor Villa-Lobos, Tocata (“O Trenzinho do Caipira”). Uma locomotiva em tamanho natural abriga um palco onde acontecem apresentações culturais (música e dança). Papai Noel fica na varanda da estação, recebendo visitantes e anotando seus pedidos.

Onde: av. das Nações Unidas, 4.777 (Alto de Pinheiros, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3024-4200, www.shoppingvilla-lobos.com.br).

Quando: até 17 de dezembro, das 10h às 23h de segunda a sábado e das 14h às 23h aos domingos; de 18 a 23 de dezembro, das 10h a 0h; 24 de dezembro, das 9h às 18h.

Preço: Grátis.

Shopping West Plaza - Natal Quebra Nozes

Atrações: em um palco giratório se encontram duas cenas do balé Quebra Nozes. Papai Noel recebe os pedidos em meio a árvores de Natal, sendo que a principal tem 16 metros de altura, repleta de bolas, caixas de presentes, laços, soldadinhos, ursinhos e tambores.

Onde: av. Francisco Matarazzo (Água Branca, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3677-4000, www.westplaza.com.br).

Quando: de segunda a domingo, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.

 



Shopping Plaza Sul

 

Escrito por Adriana Chaves às 19h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

 
Shopping Cidade Jardim - Natal em Família

Atrações: tem iluminação da Torre Eiffel, trem e uma oficina de enfeites, além do Papai Noel. Crianças de 3 a 12 anos poderão se divertir na estação ferroviária cenográfica, com passeio no bosque, até chegar à oficina de Natal. Lá, farão seus enfeites com argila, pinhas, especiarias e pequenos pinheiros.

Onde: av. Magalhães de Castro, 12.000 (Cidade Jardim, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3552-1000, www.cidadejardimshopping.com.br).

Quando: Papai Noel - de segunda a sábado, das 11h às 20h; aos domingos, das 14h às 20h. Oficinas de enfeites - de segunda a sábado, das 11h às 19h.

Preço: Grátis.

Continental Shopping - Prepare-se para o Natal. Papai Noel vai chegar

Atrações: Papai Noel destaca a importância do encontro com a paz interior e os benefícios da tranquilidade para o ser humano, longe da correria e do estresse da cidade grande.

Onde: av. Leão Machado, 100 (Butantã, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3769-3769,: www.continentalshopping.com.br).

Quando: em novembro, de segunda a sexta, das 15h às 20h, sábados e domingos, das 12h às 16h e das 17h às 21h; em dezembro, de segunda a sexta, das 15h às 16h e das 17h às 21h, sábados e domingos, das 12h às 16h e das 17h às 21h; dia 24 de dezembro, das 11h às 17h.

Preço: Grátis.

Shopping D - Natal dos Ursos Polares

Atrações: bonecos animatrônicos de ursos polares em tamanho natural e uma árvore de Natal com nove metros de altura. Papai Noel ouve pedidos, distribui guloseimas e posa para fotos.

Onde: av. Cruzeiro do Sul, 1.100 (Canindé, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/4506-6000, www.shoppingd.com.br).

Quando: até 24 de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Preço: Grátis.

Shopping Eldorado - Pinheiro Musical

Atrações: uma árvore de 15 metros e 18 bonecos animatrônicos prometem botar a criançada e toda a família para dançar. Ali também ficará a poltrona do Papai Noel, que participará de algumas paradas natalinas por todos os pisos do shopping.

Onde: av. Rebouças, 3.970 (Pinheiros, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/2197-7848, www.shoppingeldorado.com.br).

Quando: até 24 de dezembro, das 10h às 22h; domingos, das 14h às 20h.
Paradas natalinas - 28 de novembro, 1, 4, 5, 8, 10, 11, 12, 15, 17, 18, 19, 22 e 23 de dezembro, das 19h às 19h45.

Preço: Grátis.

Shopping Frei Caneca - Natal das Artes

Atrações: Papai Noel chegará a bordo de um fusca cabriolé (conversível), ano 1963, com entrega de balões personalizados, pintura artística no rosto das crianças e escultura de balões. A Banda Saxofônica percorre o shopping com uma bailarina.

Onde: r. Frei Caneca, 569 (Consolação, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3472-2000, www.freicanecashopping.com.br).

Quando: chegada no dia 29 de novembro, às 15h. Visitas até 23 de dezembro, de segunda a sábado, das 13h às 21h; domingos, das 13h às 20h; dia 24 de dezembro, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

Shopping Ibirapuera - Natal Festivo

Atrações: Papai Noel recebe cartinhas e pedidos das crianças e distribui pirulitos. Cascatas de luzes sinuosas com 12 metros de comprimento, presépio e árvores enfeitam o shopping.

Onde: av. Ibirapuera, 3.103 (Moema, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/5095-2300, www.ibirapuera.com.br).

Quando: diariamente, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.


Shopping Frei Caneca


Shopping Iguatemi - Papai Noel na Floresta Mágica

Atrações: bonecos com a forma de Papai Noel em tamanho natural contracenarão com diferentes tipos de pássaro, além de rinocerontes, javalis, renas, macacos, um filhote de elefante e até girafas de quatro metros de altura. Enquanto isso, o verdadeiro Papai Noel receberá os pedidos.

Onde: av. Brig. Faria Lima, 2.232 (Jd. Paulistano, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3816-6116, www.iguatemisaopaulo.com.br).

Quando: até 4 de dezembro, das 14h às 20h; de 5 a 15 de dezembro, das 12h às 20h; de 16 a 23 de dezembro, das 10 às 22h; e 24 de dezembro, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

Complexo Interlagos (Shopping Interlagos e Interlar Interlagos) - Natal no Zoológico

Atrações: a decoração de árvores e arbustos é inspirada nas savanas africanas _bolas revestidas com tecidos de padronagem de onças, zebras, girafas, tigres e heras. Tem bonecos animatrônicos, escorregador para crianças de 5 a 10 anos, casa do Tarzan e jipe de safári, além de cenários interativos para tirar fotos e guardar como recordação. Papai Noel atende às crianças em outra área.

Onde: av. Interlagos, 2.255/2.225 (Interlagos, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3471-8888/8800, www.interlagos.com.br / www.interlar.com.br).

Quando: diariamente, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.

Shopping Jardim Sul - Minha Vida de Brinquedo

Atrações: Papai Noel entrevista os brinquedos, e não as crianças, assim eles escolhem qual criança farão feliz. O bom velhinho fica esperando as cartinhas e pedidos e posa para fotos.

Onde: av. Giovanni Gronchi, 5.819 (Morumbi, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3779-3900, www.jardimsul.com.br).

Quando: diariamente, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.

Shopping Light - Vem pra Ka nesse Natal

Atrações: o prédio do Shopping Light tem a fachada toda iluminada; Papai Noel chegará distribuindo balas e pirulitos para as crianças e vai levá-las para conhecer seu trenó.

Onde: r. Coronel Xavier de Toledo, 23 (Centro, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3154-2299, www.shoppinglight.com.br).

Quando: chegada em 28 de dezembro, às 12h. Visitas até 23 de dezembro, de segunda a sábado, das 12h às 20h; e domingos, das 12h às 18h.

Preço: Grátis.

Shopping Metrô Tatuapé - Natal Superanimado do Shopping Metrô Tatuapé

Atrações: o público é convidado a conhecer mais a história da turminha e da Turma Jovem da Mônica, desfrutar de aventuras musicais, ver os personagens de perto e ainda tirar fotos com eles.

Onde: av. Radial Leste, esquina com a rua Tuiuti (Tatuapé, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/ 2090-7400, www.shoppingtatuape.com.br).

Quando: diariamente, das 10 às 22h. Apresentação dos personagens até 17 de dezembro, de terça a quinta, às 15h, 17h, 18h e 20h.

Preço: Grátis.


Shopping Pátio Higienópolis

Shopping Morumbi - Sofisticação

Atrações: em meio a pinheiros de 11 metros, Papai Noel tem um local especial para os pequenos fazerem seus pedidos.

Onde: av. Roque Petroni Jr., 1.089 (Morumbi, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/4003-4132, www.morumbishopping.com.br).

Quando: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 14h às 20h.

Preço: Grátis.

Shopping Pátio Higienópolis - O Natal de Todos os Ursos

Atrações: o cenário tem uma árvore de 24 metros, com 750 galhos iluminados e decorados. Morando na base desse imenso pinheiro, a família de ursos cuida dos enfeites e prepara uma divertida festa. Papai Noel recebe as crianças em seu trono.

Onde: av. Higienópolis, 618 (Higienópolis, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3823-2300, www.patiohigienopolis.com.br).

Quando: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 12h às 20h; dia 24 de dezembro, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

Market Place - A Oficina do Papai Noel

Atrações: Bonecos animados reproduzem a preparação do Natal em cenas de papais e mamães noéis, com seus auxiliares duendes, fazendo doces, respondendo cartas, costurando e produzindo artesanatos.

Onde: av. Dr. Chucri Zaidan, 902 (Morumbi, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3048-7000, www.marketplace.com.br).

Quando: até 4 de dezembro, das 14h às 20h; de 5 a 15 de dezembro, das 12h às 20h; de 16 a 23 de dezembro, das 10h às 22h; e 24 de dezembro, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

Shopping Metrô Itaquera - Aventura na Caixa de Sensações

Atrações: uma caixa de presentes gigante reproduz como foi a aventura do Papai Noel até chegar ao Brasil. À medida que o bom velhinho passa por neve, chuva, relâmpago, calor e vento, o público sente na pele as mesmas sensações conhecidas por ele na sua trajetória..

Onde: av. José Pinheiro Borges, S/N (Itaquera, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/2040-3617, www.shoppingitaquera.com.br).

Quando: até 24 de dezembro. Em novembro, das 13h às 21h, e em dezembro, das 10h às 22h.

Preço: Grátis.


Shopping Cidade Jardim

Shopping Metrô Santa Cruz - Natal Smart

Atrações: árvores de Natal com enfeites produzidos com materiais reciclados, como garrafa PET e papelão, serão iluminadas com a energia da força das pedaladas dos clientes em duas bicicletas -uma para crianças e outra para adultos. Papai Noel conversa com as crianças, até usando a linguagem de sinais.

Onde: av. Domingos de Morais, 2.564 (Vila Mariana, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3471-8000, www.shoppingmetrosantacruz.com.br).

Quando: até 24 de dezembro, de segunda a sábado, das 11h às 20h; domingos, das 14h às 20h.

Preço: Grátis.

Shopping Metrô Tatuapé - Natal Superanimado do Shopping Metrô Tatuapé

Atrações: o público é convidado a conhecer mais a história da turminha e da Turma Jovem da Mônica, desfrutar de aventuras musicais, ver os personagens de perto e ainda tirar fotos com eles.

Onde: av. Radial Leste, esquina com a rua Tuiuti (Tatuapé, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/ 2090-7400, www.shoppingtatuape.com.br).

Quando: diariamente, das 10 às 22h. Apresentação dos personagens até 17 de dezembro, de terça a quinta, às 15h, 17h, 18h e 20h.

Preço: Grátis.

Shopping Morumbi - Sofisticação

Atrações: em meio a pinheiros de 11 metros, Papai Noel tem um local especial para os pequenos fazerem seus pedidos.

Onde: av. Roque Petroni Jr., 1.089 (Morumbi, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/4003-4132, www.morumbishopping.com.br).

Quando: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 14h às 20h.

Preço: Grátis.

Shopping Pátio Higienópolis - O Natal de Todos os Ursos

Atrações: o cenário tem uma árvore de 24 metros, com 750 galhos iluminados e decorados. Morando na base desse imenso pinheiro, a família de ursos cuida dos enfeites e prepara uma
divertida festa. Papai Noel recebe as crianças em seu trono.

Onde: av. Higienópolis, 618 (Higienópolis, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3823-2300, www.patiohigienopolis.com.br).

Quando: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 12h às 20h; dia 24 de dezembro, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

Shopping Pátio Paulista - Natal Nevado

Atrações: as tradicionais lanternas estão espalhadas por todo o shopping e, neste ano, são vermelhas e cobertas de gelo. Além do espaço do Papai Noel, haverá pista de patinação no gelo.

Onde: rua Treze de Maio, 1.947 (Bela Vista, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3191-1100, www.shoppingpaulista.com.br).

Quando: Papai Noel, até 24 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 22; domingo de novembro, das 14h às 20h; domingos de dezembro, das 10h às 22h;  24 de dezembro, das 10h às 18h.
Sows de patinação, até 23 de dezembro, às 13h, 16h e 19h; dia 24 de dezembro, às 12h, 14h e 16h.

Preço: Grátis.


Shopping Ibirapuera

 

Escrito por Adriana Chaves às 18h46

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sábado, 28/11, na Folhinha

Corte no consumo
Hoje é o Dia Mundial Sem compras.
Que tal aderir reciclando as peças do seu guarda-roupa?


Entrevista
Romero Britto começou a pintar aos oito anos

Mapa do Brincar
Aprenda brincadeiras com material reciclado

Escrito por Silvia de Moura às 16h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Dúvidas do que fazer nas férias? Vá acampar!

É sempre muito bom quando chegam as férias. Muita diversão o tempo inteiro. Mas, desta vez, os dias prometem muito mais do que as brincadeiras na quadra de futebol do seu prédio ou as cambalhotas no sofá da sua avó. Está na hora de aprontar as malas e passar alguns dias longe dos pais. Chegou a hora de você conhecer um acampamento de férias!

Piscinas com toboáguas, quadras poliesportivas, gincanas, trilhas ecológicas, lagos, paintball, rafting e muito mais estão à disposição de crianças e adolescentes. Você poderá fazer novas amizades e brincar adoidado.  E também participar de oficinas de arte, ver de perto animais silvestres e saborear comida gostosa e saudável.

Não se esqueça de colocar na mala muitas roupas para você brincar e se sujar, tênis e chinelos confortáveis e sabonete e xampu _pra poder ficar cheiroso depois de tanta diversão. E não se esqueça de olhar com cuidado o calendário. Muitos acampamentos promovem festas temáticas, ou seja, em algumas noites a criançada pode ir com a fantasia do seu herói preferido ou até se vestir com roupas engraçadas nas festas havaianas.

Convenceu-se que essas serão as melhores férias da sua vida? Vá correndo chamar sua mãe e seu pai para eles olharem as dicas de acampamentos aqui do Blog da Folhinha.

Acampamento Peraltas

Atrações: além de piscinas, quadras poliesportivas e gincanas, para a próxima temporada o acampamento reservou passeios de ecoturismo e eventos temáticos. Destaque para a “Escola da Magia”, perfeita para os fãs de Harry Potter.  

Onde: rua Francisco de Oliveira s/n, Brotas, SP (tel. 0/xx11/4003-2145; www.peraltas.com.br).

Quando: de 5 a 9 de janeiro – No ritmo das Férias
de 9 a 15 de janeiro – Escola da Magia
de 15 a 19 de janeiro – Num Reino Tão Distante
de 19 a 25 de janeiro – Navio Pirata
de 25 a 30 de janeiro – Cartoon
de 13 a 17 de fevereiro - Carnaval

Preços: R$ 1.122, por cinco dias; R$1.331, por seis dias; R$ 1.540, por sete dias.

Fotos divulgação

Acampamento ACM


Acampamento ACM – Toca do Tuim

Atrações: há paintball, campo de futebol, quadra poliesportiva e passeios pelas trilhas e bosques do acampamento. É possível praticar esportes radicais como arvorismo, rapel e rafting. Na programação ainda tem espaço para rodas de violão e jantares temáticos.

Onde: sítio Toca do Tuim, s/n, Itapecerica da Serra, SP (tel: 0/xx/11/3839-5800; www.acmsaopaulo.org).
Quando: de 16 a 23 de janeiro: “Semana Infantil” (crianças de 5 a 10 anos); de 23 a 30 de janeiro: “Semana Teen” (11 a 14 anos).
Preços: R$ 730 (sócios) e R$ 750.



Acampamento Paiol Grande

Acampamento Aruanã

Atrações: no Espaço Kids há uma casa de madeira, pula-pula, piscina de bolinha e muitos brinquedos. O parque aquático oferece piscinas com toboáguas. Depois de um dia inteiro de brincadeiras, prepare-se para as atividades no cair da noite, como a corrida pelo tesouro perdido. 

Onde: rua João Antonio Carlos, 250, Jardim Itararé, Embu-Guaçu (tel. 0/xx/11/4661-2112; www.aruana.com.br).

Quando: de 9 a 16 de janeiro; 16 a 23 de janeiro; e 23 a 30 de janeiro.

Preços: De R$ 1.200 a R$ 2.500 (à vista) por seis dias.


Acampamento Via Leões

NR Acampamentos

Atrações: você poderá conhecer e tocar diversos instrumentos musicais. Há também oficinas de skate e aulas de circo, com direito a malabares, acrobacias com fita e trapézio. O acampamento possui duas unidades: NR1 (para crianças) e NR2 (para adolescentes).   

Onde: Sapucaí Mirim, MG (tel.0/xx/11/ 5090-7419; www.nr.com.br)

Quando: de 5 a 11 de janeiro; de 12 a 18 de janeiro e de 19 a 25 de janeiro (crianças de 5 a 10 anos); de 12 a 25 de janeiro e de 5 a 25 de janeiro (de 11 a 16 anos).

Preços: R$ 1.544 à vista, por seis dias; R$ 1.698 à vista, por seis dias (crianças de 5 a 10 anos); R$ 2.962 à vista, por 13 dias (de 11 a 16 anos); R$ 3.818 à vista, por 20 dias (de 11 a 16 anos).

English Camp

Atrações: se você considera estudar uma diversão, esse acampamento é o ideal. Dá para praticar o idioma inglês em meio às brincadeiras. Os passeios pelos pomares e o contato com os objetos facilitam a memorização da língua e a aprendizagem.

Onde: Morro do Alto, Itapetininga, SP (tel. 0/xx/11/3061-0080; www.englishcamp.com.br)

Quando: de 9 a 15 ou de 15 a 21 de janeiro; e de 9 a 21 de janeiro.

Preços: R$ 1.846 (de 5 a 7 anos) e R$ 1.634 (de 8 a 16 anos), por sete dias; R$ 3.092 (de 5 a 7 anos) e R$ 2.730 (de 8 a 16 anos) por 13 dias.


Acampamento de férias Jully Camp

Acampamento do Vip’s

Atrações: há trilhas radicais, arvorismo e escaladas em paredes de alpinismo. E muita diversão com gincanas, festas temáticas, olimpíadas e luau. 

Onde: Salto de Pirapora, SP (tel./xx/11/3086.2722; www.avips.com.br).

Quando: de 24 a 30 de janeiro.

Preço: R$ 630 à vista, por seis dias.

Sítio do Carroção

Atrações: logo depois de tomar o café da manhã, você e seus colegas podem encontrar esqueletos de gigantescos dinossauros ou partir em busca de um tesouro a bordo de um navio pirata ou ainda fugir de uma caverna perdida!

Onde: sítio do Carroção, Tatuí, SP (tel. 0/xx/15/3305-2000; www.carrocao.com).

Quando: de 10 a 16 de janeiro; de 17 a 23 de janeiro; de 24 a 30 de janeiro.

Preço: R$ 2.205 à vista.



Acampamento do Vip´s

Acampamento Paiol Grande

Atrações: teatro, música, gincanas, excursões, competições esportivas, workshops culturais e atividades noturnas. E também muito verde e brincadeiras no lago e na piscina.

Onde: São Bento do Sapucaí, SP (0/xx/11/3078-8211; www.paiolgrande.com.br).

Quando: 1ª Temporada de 09 a 16 de janeiro; 2ª Temporada de 22 a 30 de janeiro; Paiolitos (de 4 a 8 anos) de 18 a 21 janeiro. 

Preços: 1ª Temporada, R$ 1.350; 2ª Temporada, R$ 1.500; Paiolitos, R$ 750.

 
Acampamento do Vip´s

Republica Lago Acampamento – Replago

Atrações: um imenso lago para práticas de esportes aquáticos, como caiaque, barco a remo, trampolim e banana boat, além de alpinismo indoor e arvorismo. Os apaixonados por futebol podem praticar seus chutes na grama, na areia ou na lama, o que deixa o jogo muito mais engraçado. Haverá oficinas de culinária, de artes, de vídeo e estúdio de som.

Onde: fazenda Replago, Leme, SP (tel. 0/xx/11/3818-6600; www.replago.com.br)

Quando: De 09 a 18 de janeiro e de 19 a 28 de janeiro.

Preço: R$ 2.160 à vista por nove dias.

 
Acampapmento Eterna Amizade

Acampamento Terra do Sol

Atrações: contato com a natureza por meio de passeios ecológicos, além de atividades esportivas e culturais.

Onde: Monte Alegre do Sul, SP (tel. 0/xx/11/5566-3017; www.acampamentoterradosol.com.br).

Quando: de 10 a 17 de janeiro e de 17 a 24 janeiro.

Preços: R$ 802 à vista, por uma semana; R$ 1.390 à vista, por 15 dias.

Fazenda Monjolinho

Atrações: contação de histórias, jogos temáticos e brincadeiras noturnas. Oficinas culturais de teatro, música e gincanas. Há também passeios por trilhas ecológicas, com direito a cachoeiras. 

Onde: São Pedro, SP (tel. 0/xx/16/ 3376-2054; www.monjolinho.com.br)   

Quando: de 11 a 17 de janeiro.

Preço: R$ 800 à vista, por uma semana.

 
Acampamento Paiol Grande

 Acampamento Ranieri

Atrações: dois ginásios poliesportivos, campo de futebol gramado e futebol society e camas elásticas. O parque de ecoaventuras oferece atividades como tirolesa e tobolama, um escorregador bem radical!

Onde: São Lourenço da Serra, SP (tel. 0/xx/11/3071-0061; www.ranieri.com.br).

Quando: de 09 a 16 de janeiro.

Preço: R$ 1.245 à vista, por uma semana.


Acampamento Três Mosqueteiros

Águias da Serra Acampamento

Atrações: trilhas ecológicas, circuito de aventura com tirolesa, arvorismo, falsa baiana e “mountainboard”, circuito de obstáculos, caiaques e “aquajump”, tudo dentro de uma área de proteção ambiental, tombada pela Unesco.

Onde: São Paulo, SP (tel.0/xx/11/5660-6102; www.acampamentoaguiasdaserra.com.br).

Quando: de 16 a 23 de janeiro.

Preço: R$ 1.515 à vista, por oito dias.

Acampamento de Férias Jully Camp

Atrações: passeio ao Ski Mountain Park, que tem pista de esqui, teleférico e tobogã. Tobomata com 80 metros e trecho em queda livre, quatro piscinas (com toboáguas, biribol e cascatas), mountain bike, lago com falsa baiana, tirolesa, cama elástica e passeio de charrete. As baladas e os jantares temáticos são algumas das novidades da temporada.

Onde: São Roque, SP (tel. 0/xx/11/ 5573-5105; www.jullytour.com.br).

Quando: de 10 a 17 de janeiro.

Preço: R$ 940 à vista, por uma semana.

Acampamento Eterna Amizade

Atrações: fora as tradicionais brincadeiras e gincanas, há a possibilidade de praticar arco e flecha, paintball e rapel pagando uma taxa extra. À noite, o acampamento disponibiliza um vídeo com o resumo das atividades do dia.

Onde: Nazaré Paulista, SP (tel. 0/xxx/16/3201-3026; www.eternaamizade.com.br).
 
Quando: de 17 a 25 de janeiro.

Preço: R$ 990 à vista, por oito dias.


Acampamento Via Leões

Acampamento 3 Mosqueteiros

Atrações: piscinas, campos de futebol gramados, pesca esportiva, tirolesa,  jogos e atividades exclusivas elaboradas pelos monitores.

Onde: sítio do Rio Selvagem, Juquitiba, SP (tel. 0/xx/11/3645-4800; www.3mosqueteiros.com.br).

Quando: de 11 a 17 de janeiro.

Preço: R$ 942 à vista, por uma semana.

Acampamento Timbalaia

Atrações: piscina, campo de futebol, touro mecânico e cama elástica olímpica. Outros desafios radicais são alpinismo, rapel e trilha na mata Nativa, com dez níveis de dificuldade e que passa por cavernas naturais, atoleiros e nascentes de água.

Quando: de 16 a 21 de janeiro; de 21 a 26 de janeiro; de 26 a 30 de janeiro; de 16 a 26 de janeiro; de 21 a 30 de janeiro e de 16 a 30 de janeiro.

Onde: Acampamento Timbalaia, s/n, Mairiporã, SP (tel. 0/xx/11/ 3825-8060; www.timbalaia.com.br).

Preços: R$ 420 à vista, por quatro dias.
R$ 517 à vista, por cinco dias.
R$ 620 à vista, por cinco dias (temporada de 16 a 21 de janeiro).
R$ 840 à vista, por nove dias.
R$ 1.030 à vista, por dez dias.
R$ 1.400 à vista, por 15 dias

Acampamento Toca da Raposa

Atrações: pomar, lago com patos, baia, curral e minhocário. Lagoa com pedalinho e viveiro com diversas espécies de animais, incluindo avestruzes. As refeições são caseiras e com gostinho de comida da fazenda. 

Onde: estrada do Verava, Ibiúna, SP (tel.0/xx/11/4063-1163; www.acampamentotocadaraposa.com.br).

Quando: de 16 a 20 de janeiro.

Preço: R$ 675 à vista, por quatro dias.


Acampamento de férias Jully Camp

Via Leões

Atrações: haverá cinco oficinas com o pessoal da Jabu Brinquedos, e os participantes poderão brincar à vontade com os jogos de tabuleiro. Além de área para a prática de esportes, contando com ginásio poliesportivo, campo de futebol com medidas oficiais, campo society e vôlei em quadra de grama. No projeto aventura, arvorismo, tirolesa e rali humano. 

Onde: rodovia Fernão Dias com estrada Velha São Paulo/Mairiporã (tel. 0/xx/11/2089-0268; www.vialeoes.com.br).

Quando: De 18 a 24 de janeiro e de 20 a 24 de janeiro.

Preços: R$ 790, por sete dias, ou R$ 580, por cinco dias.

Acampamento Aldeia

Atrações: trilhas na mata, passeios a cavalo, parque aquático com toboáguas e circuito militar. Além de passeios por uma pista de esqui artificial, arco e flecha e paintball. Para relaxar depois de tanta aventura, a roda de amigos se junta ao redor da fogueira para conversar e comer marshmallow no espeto.

Onde: São Roque, SP (tel. 0/xx/11/ 4784-5011; www.acampamentoaldeia.com.br).

Quando: de 21 a 24 de janeiro ou 24 a 27 de janeiro; de 17 a 24 de janeiro; de 17 a 27 de janeiro.

Preços: R$ 647 à vista, por quatro dias.
R$ 1.106 à vista, por oito dias.
R$ 1.520 à vista, por 11 dias.

Escrito por Marcelo Jucá às 22h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cinema de livro

Já imaginou se livros também tivessem trailers, como os filmes? Agora eles têm!
É possível assistir a comerciais animados de clássicos da literatura e de novos livros para crianças no site LivroClip (www.livroclip.com.br).

Os vídeos usam as ilustrações do próprio livro e contam um pouquinho da sua história -mas nunca o final, para deixar você com vontade de ler. Eles têm trilha sonora (música de fundo) e, às vezes, um narrador. Existem até versões em inglês para livros brasileiros como "Um Teto de Céu" (Ed. DCL; R$ 24,50), que virou "Beyond the Roof, e "O Guarda-chuva do Vovô" (Ed. DCL; R$ 28,90), que virou "Grandpa´s Umbrella". Também há vídeos interativos, onde você participa de jogos sobre literatura.


Confira alguns trailers:
 
"Como começa?", de Silvana Talvano (Ed. Callis, R$ 35)

 
"Hipopótamo, Batata Frita, Nariz, Tudo Deixa um Poeta Feliz!", de Lalau e Laurabeatriz (Ed. DCL, R$ 24)

 
"Omo-Oba, Histórias de Princesas", de Kiusam de Oliveira (Maza Edições, R$ 28)

Escrito por Camilla Costa às 19h08

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Histórias dos personagens esquecidos

 
 Foto: Divulgação

Todo mundo conhece Alice, aquela menina que foi cair no País das Maravilhas depois de seguir um coelho. Ou Cinderela, que perde o sapato em um baile. Mas ninguém fala sobre as duas irmãs de Cinderela ou sobre os personagens que Alice conhece no País das Maravilhas. É a história deles que você descobre no livro "Que história é essa? - 3", de Flávio de Souza (Cia. das Letrinhas; R$ 35). Se você não leu o livro, não se preocupe.

Neste sábado, dia 28, a contadora de histórias Tecka Mattoso vai mostrar esse e outros contos do livro, no espaço infantil da Livraria Saraiva, no Shopping Center Norte, em São Paulo. A contação tem trilha sonora e é bastante interativa. O grupo de crianças que estiver lá vai brincar do mesmo jeito que os personagens fazem no livro!

Contação Brincante Entre Livros
Quando: sábado, às 17h30
Onde: Livraria Saraiva, Shopping Center Norte (travessa Casalbuono, 120, Vila Guilherme, tel. 0/xx/11/2224-5959)
Preço: gratuito

E por falar em "Alice no País das Maravilhas", você já viu o trailer do novo filme que contará essa história?
Ele é narrado pelo Chapeleiro Maluco e estreia nos cinemas no dia 4 de março de 2010. Confira:

 

Escrito por Camilla Costa às 20h10

Comentários () | Enviar por e-mail | Conta outra? | PermalinkPermalink #

Viajar em frente à TV

Foto: Divulgação

George o Curioso vai conhecer os Estados Unidos de leste a oeste

Se você não conseguiu viajar nem até a praia mais próxima no último feriado, pode matar a vontade com o especial "A Volta ao Mundo em Sete Dias", do canal pago Discovery Kids. É uma espécie de maratona com episódios das séries Backyardigans, Hi-5 e Wow! Wow! Wubbzy!, Barney e George o Curioso. Os capítulos são os favoritos do público. Em todos eles acontece alguma viagem de aventura.

Em um dos episódios, o dinossauro roxo Barney viaja com seus amigos pelo Brasil, Quênia, Japão, pela Índia e Irlanda, mostrando os costumes de quem vive nesses lugares. Em outro, o macaquinho George faz uma grande viagem pelos Estados Unidos começando por Nova Iorque. Quando chega à Califórnia, do outro lado do país, ele faz amizade com um elefante, que se torna parte da sua família.

A Volta ao Mundo em Sete Dias
Quando: de hoje até o dia 29/11, às 8h e às 19h
Onde: canal Discovery Kids

Escrito por Camilla Costa às 17h44

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #


Heróis de verdade

Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, e a mulher dele, Graça Machel, foram eleitos “Heróis dos Direitos das Crianças”. O anúncio foi feito hoje, dia do 20º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Foto: Grant Neuenrurg/ Reuters
 
Nelson Mandela, Graça e o presidente Lula, em Moçambique, em 2008

No Brasil, centenas de escolas participaram da escolha via internet. No mundo todo, 7.136.222 crianças e jovens votaram.

No site oficial do prêmio, você encontra vídeos dos vencedores e conhece um pouco mais sobre a história deles: www.childrensworld.org.

 

Escrito por Silvia de Moura às 20h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ciências no cinema

Fotos: Karime Xavier

Peixinhos em foco


Continuando nossa reportagem sobre os documentários, visitamos a Escola Móbile, em São Paulo, onde os alunos fizeram vídeos nas aulas de ciências. Cada grupo escolheu um tema e dividiu as funções: um segurou a câmera, outro uma cartolina para não dar reflexo no vidro, outro mexeu no zoom.

Com suas lentes, registraram peixinhos tendo filhotes, peixes limpando vidro, e até grilos se comendo! Eles participaram de todas as etapas da realização de um vídeo: escolheram o tema, estudaram sobre os vertebrados e invertebrados que selecionaram, testaram no laboratório as melhores imagens, editaram (montaram o vídeo) no computador e, assim, de forma divertida, aprenderam um montão sobre os seres vivos.

A reportagem completa você confere na Folhinha deste sábado.

Escrito por Gabriella Mancini às 08h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Uma câmera na mão, mil ideias na cabeça

Na Folhinha deste sábado você confere uma reportagem sobre pequenos documentaristas, crianças que registram seu dia a dia com câmeras de vídeo, de foto ou de celular.

Foto: Rafael Hupsel

Ráica posa para a câmera de Camila


Uma delas é Camila Tais de Medeiros, 10, que usou a mesada para comprar sua câmera de vídeo. O que ela mais gosta de gravar é sua cachorra Ráica.

"A Ráica adora fazer pose para a câmera. Filmo ela desde pequena. Com a gravadora, fui acompanhando ela crescer", conta a menina.

Confira na Folhinha de amanhã outras crianças que transformaram suas vidas em filme.

Escrito por Gabriella Mancini às 08h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sábado, 21/11, na Folhinha

 


Pequenos cineastas
Aproveite as facilidades tecnológicas e conte histórias por meio de filmes

Na rua
Zé Carioca, Mickey, fadas e muito mais na parada da Disney

Na TV
Ben 10 sai dos desenhos para viver aventura em carne e osso

 

Escrito por Gabriella Mancini às 08h35

Comentários () | Enviar por e-mail | Bastidores | PermalinkPermalink #

Festival para crianças

Foto: Divulgação

O grupo Palavra Cantada é um dos que se apresentam no Festival Natura Nós neste sábado


Se você já ouviu falar daqueles grandes festivais de música onde jovens e adultos vão assistir aos shows de seus artistas preferidos, vai ficar contente em saber que já pode ir a um! O Natura Nós – About Us, que acontece nos dias 21 e 22 (sábado e domingo) terá programação especial de música e atividades para crianças.
 
A programação musical no primeiro dia começa às 10h da manhã e vai até às 14h30. Os personagens da Turma da Mônica (com um espetáculo sobre preservação) e os grupos Afro Mix e Palavra Cantada passarão pelo palco. À tarde, o Afro Mix vai dar aulas de percussão usando instrumentos feitos com latas de tinta e tonéis de plástico.
 
A ideia do festival é fazer com que as pessoas percebam que podem se divertir sem poluir. Por isso, fique atento para as soluções que os organizadores encontraram:
 
- Serão distribuídas mais de 2.500 mudas e sementes de árvores para o público. Usando um programa de internet, você poderá marcar em um mapa o local onde vai plantar e, ao longo do ano, postar fotos dela, mostrando como está crescendo.
 
-  Quem for para o festival de bicicleta não precisará pagar para estacionar.
 
- Pessoas que fumam receberão frasquinhos para guardar as bitucas (sobras) de cigarro. A professora Thérese Hoffman, da Universidade de Brasília, vai mostrar, em uma tenda de exibições, como essas sobras são recicladas.
 
- Em outra tenda, dois monitores vão mostrar como separam e reciclam o lixo produzido durante a festa.
 
- Os móveis espalhados pelas tendas são feitos com material reciclado e lixo reaproveitado.
 
No dia 22, as atrações são para os adultos e incluem os cantores norte-americanos Sting e Jason Mraz  e os brasileiros Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Lenine.
 
 
Natura Nós - About Us
Quando: sábado, das 10h às 14h30
Onde: Chácara do Jockey (Av. Pirajussara, s/n)
Preço: R$ 50 para adultos e R$ 25 para crianças de três a 12 anos
Mais no site: www.naturanosaboutus.com.br

Escrito por Camilla Costa às 19h32

Comentários () | Enviar por e-mail | No palco | PermalinkPermalink #

Pequenos cineastas

 
Foto Letícia Moreira

Alunos da Escola Carlitos fazem documentário


Você sabe o que é um documentário?
 
É um filme que mostra a nossa realidade, em vez de uma história inventada.


Na Folhinha deste sábado, mostraremos passo a passo como eles são feitos. E você ainda vai conhecer crianças que são documentaristas: com câmeras de vídeo, de foto ou de celular, registram viagens, aniversários ou paisagens e estão sempre com a câmera na mão.
 
Alguns colégios aproveitam a tecnologia para ensinar por meio da imagem e do som. É o caso da Escola Carlitos, em São Paulo. Os alunos do 6º ano trocaram a sala de aula pelas ruas de Higienópolis. Em vez de cadernos, levam na mão câmeras de vídeo, microfones e tripé (apoio para a câmera).


As crianças aprendem geografia e ciências fazendo pequenos documentários sobre o bairro onde estudam. Entrevistam moradores, gravam praças, hospitais, escolas e shoppings.
 
“Elas passam por várias etapas: estudam aspectos do bairro, fazem o roteiro [guia do que gravar], a produção dos vídeos, gravam e editam”, conta André Poiato, professor de geografia e coordenador do projeto.
 
Cada aluno assume uma tarefa. “A gente se reveza: um filma, outro entrevista, outro ajuda. Eu gosto mais de filmar, mas é legal apresentar [o vídeo] porque temos que colocar um microfone”, conta Isabela Mendonça Moreira, 11.
 
Depois de ver o bairro pela lente das câmeras, vem a parte mais legal: assistir aos próprios filmes!

Escrito por Gabriella Mancini às 15h50

Comentários () | Enviar por e-mail | Bastidores | PermalinkPermalink #

Hoje tem aula? Tem, sim senhor!

 
Imagens Divulgação

Esse é o projeto para a Escola de Circo de São Paulo.
Mas ainda não se sabe quais serão as cores da lona!
Além dessa, existem mais três opções.



No ano que vem, São Paulo terá uma escola de circo, que também funcionará como espaço de espetáculos.

Lá, professores vão dar aulas para iniciantes e profissionais. E também vão ensinar técnicas que estão desaparecendo no Brasil, como o mastro chinês, um tipo de acrobacia.

A  Escola de Circo do Estado de São Paulo terá uma parceria com o Centro Nacional de Artes do Circo de Chalôns-en-Champagne, na França. Isso tudo para oferecer aulas de salto, contorcionismo, trampolim, trapézio, tecido, perna-de-pau, monociclo (aquela bicicleta de uma roda só), malabares e até magia.
Já imaginou?

A sala de aula coletiva vai ter formato de circo, com uma lona colorida de 30 metros e altura, e será construída no Parque Estadual de Belém, no Tatuapé (zona leste de São Paulo). Dentro dela, cabem até 1.200 pessoas.

A inauguração está prevista para outubro. Além de aulas, o picadeiro da escola também virará palco, para receber apresentações de música, dança, circo ou teatro.


Desenho da lona vista de cima: não parece um catavento?

Escrito por Camilla Costa às 15h56

Comentários () | Enviar por e-mail | No palco | PermalinkPermalink #

Por dentro da tribo

Imagens Divulgação

Fotos da "Exposição de Cultura Alto-Xinguana"


Karajá, terena, xavante, kalapalo. Esses nomes esquisitos são de povos indígenas.

A maioria deles vive distante das cidades, em reservas. Para saber como é o dia a dia desses povos, uma dica é participar do "Okara - Encontro com a Cultura dos Povos Indígenas", que começa amanhã, no SESC Interlagos.

No encontro estarão 200 indígenas reunidos em ocas. A ideia do evento é promover um troca-troca entre as culturas. Por isso, fique à vontade para fazer parte dessas tribos. Participe de jogos e brincadeiras, assista a exposições de fotos, filmes e objetos, veja peças de teatro e apresentações de dança e ouça lendas brasileiras narradas pelos contadores de histórias.

OKARA - Encontro com a Cultura dos Povos Indígenas
Onde: SESC Interlagos (av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, tel. 0/xx/11 5662-9500)
Quando: de 18 a 22 de novembro, das 9h às 17h
Quanto: de R$ 1,50 a R$ 7
www.sescsp.org.br

Escrito por Gabriella Mancini às 17h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mais letrinhas africanas

A Folhinha deste sábado publicou alguns livros de histórias africanas recém-lançados no Brasil. Agora, temos mais algumas dicas para você.

Boa leitura!

A viagem do vovô

Imagens Divulgação

O avô de Fatou, uma menina que vive no Senegal, escreve uma carta para ela, contando as coisas que descobriu em sua jornada por 16 países do continente africano. Esse é o ponto de partida do livro “Batuque de Cores” (Cia. Das Letrinhas, R$ 28), das francesas Caroline Desnoëttes e Isabelle Hartmann.

Além das belas ilustrações, o livro também mostra fotos de objetos de arte típicos de cada país, como quadros, estátuas e utensílios, que estão em museus da França. (CC)

Histórias do outro lado do oceano



Em Luanda, capital de Angola, conta-se que uma mãe em busca de ajuda prometeu seu filho ao monstro Dikish. A criança depois teve que dar um jeito de se safar da criatura. Houve também uma competição de animais pelo amor de uma princesa, em que nem o elefante conseguiu vencer a tartaruga.

As crianças sabem falar também sobre as peças que o leão vaidoso gosta de pregar em amigos fiéis como a ovelha e espertos como o macaco, que nunca se deixa enganar!  Elas disseram isso ao escritor Rogério Barbosa e ao ilustrador Jô Oliveira, que fizeram o livro "Histórias que nos contaram em Luanda" (Ed. FTD, R$ 26).

Escrito por Camilla Costa às 16h28

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pequenos Cozinheiros

Na Folhinha deste sábado, as crianças invadiram a cozinha e sujaram os aventais preparando receitas culinárias. Elas se dividiram em grupo e testaram algumas receitas dos livros que selecionamos. E inventaram suas próprias comidinhas!

Confira aqui no Blog outros lançamentos que ensinam as crianças a preparar receitas:

URSO COZINHEIRO
Imagens Divulgação

O Ursinho Pooh é comilão e adora mel, mas no “Livro de Receitas do Pooh” (ed. DCL, R$ 29,90) ele usa vários outros ingredientes. Com um passo a passo ilustrado de cada receita, fica fácil preparar salgados, bebidas e sobremesas.

Os pratos foram criados pelo chef André Boccato. Entre os salgados está a Salada de Macarrão Tricolori. Nas bebidas você encontra uma Bebida de Iogurte bem fácil de fazer, e bastante saudável. E na seção sobremesas, receitas de sorvete, biscoito e até barrinhas de cereais. Hummm!



LENDO NA COZINHA

Segundo a coleção “Que Fome!” (ed. Prumo, R$ 28,90 cada), o melhor lugar da casa é a cozinha. Para se divertir por lá, vale incluir na sua lista de mestre-cuca - além de avental, talheres e vasilhas - alguns livros de receita.

As três obras dessa coleção foram escritas e ilustradas por Guto Lins. Além de trazerem receitas no final, estão recheadas com divertidas ilustrações dos alimentos e curiosos poemas de Guto.

“A cenoura é uma senhora
muito vitaminada.
Enxerga que nem menina
e tem a pele bronzeada.”

Em “Prato Feito”, comidas para o almoço e o jantar. Já “Salada de Frutas” reúne gostosos e saudáveis lanchinhos. E “Chovendo na Horta” inclui verduras e legumes no cardápio. Boa leitura, e bom apetite!

 

Escrito por Gabriella Mancini às 08h30

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sábado, 14/11, na Folhinha

Balaio de histórias
As lendas da África têm um príncipe guerreiro, uma árvore do avesso e muito mais

Bate-papo
O cartunista Liniers fala sobre seu medo do escuro

Pequenos cozinheiros
Crianças testam receitas de livros de culinária

De palavra em palavra
Dicas de livros que contam histórias da África

 

Escrito por Gabriella Mancini às 16h42

Comentários () | Enviar por e-mail | Bastidores | PermalinkPermalink #

Criador x criatura

Imagem Divulgação

 

O que o escritor e ilustrador Christian Voltz queria era escrever um livro sobre uma menina pirata. Mas, quem mandou?, criou um homenzinho impaciente e mal-humorado que fica atrapalhando o autor a contar sua história.

Critica o título, reclama dos personagens, diz que a história é fraca. A solução? Levar o homenzinho para dentro do conto da menina pirata. Quem sabe assim ele se ocupa e não reclama tanto?

"O Livro Mais Genial Que Eu Já Li", de Christian Voltz (ed. Girafinha, R$ 26), será lançado amanhã, às 17h, na Livraria Sobrado (av. Moema, 493; tel. 0/xx/11 5052-3540). Haverá contação de histórias com o grupo Cia. do Verbo. Grátis.

Escrito por Gabriella Mancini às 08h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Uma mala cheia de histórias

Fotos Divulgação

"As jóias de Krishna"

Acordeão, gaita de fole (muito usada por escoceses) e balalaica (espécie de violão russo) são alguns dos instrumentos diferentes que a Cia. Ópera na Mala usa em seus espetáculos teatrais.

Para comemorar os 10 anos do grupo, formado pelos contadores de histórias Cris Miguel e Sérgio Serrano, o SESC Ipiranga (rua Bom Pastor, 822; tel. 0/xx/11 3340-2000) organizou uma mostra com peças que misturam teatro de sombras, música e contos da Índia, do Japão, de ilhas distantes e lugares imaginários.

Os espetáculos serão apresentados sempre aos domingos, às 16h. Os ingressos custam R$ 10.

Confira a agenda dos espetáculos:

15/11 - "Contos da Princesa Noor" - Noor Inayat Khan foi uma princesa indiana, que escrevia e contava histórias para crianças. Algumas delas estão nesse espetáculo;

22/11 - "As Joias de Krishna" - um espetáculo divertido, que conta com a participação de bonecos;

29/11 - "Raimundo e a Menor Banda do Mundo" - Raimundo adora brincar com o eco e escutar o canto dos passarinhos. Até que conhece Joanete, uma musicista, e com ela descobre o mundo por meio da música;

06/12 - "A Dama das Focas" - a lenda de Fiona, que atrai as focas com um instrumento musical;

13/12 - "A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias" - de dentro da caixa saem contos como "O Soldadinho de Chumbo" e "A Velha a Fiar". Até que um dia a caixa fica vazia.


"A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias"

Escrito por Gabriella Mancini às 15h33

Comentários () | Enviar por e-mail | No palco | PermalinkPermalink #

Sábado na paz

Foto Adi Leite

"A Arte é Parte da Paz." Esse é o nome de um projeto que reuniu vários artistas preocupados em manter a paz no nosso mundo.

Você pode ver de perto o resultado desse trabalho na "I Mostra Aberta Artistas da Paz", que acontece no próximo sábado, no MAM (Museu de Arte Moderna –parque do Ibirapuera, portão 3, tel. 0/xx/11 5549-9688).

O evento traz uma exposição de painéis feitos por crianças e adolescentes. Eles se inspiraram nas visitas que fizeram ao museu durante um ano. Tem também contação de histórias e teatro.
 
Confira a programação:
 
13h15 – Show de percussão da Fundação Casa – Projeto Guri;

14h – Oficinas abertas para o público (grafite com o Instituto Sou da Paz; teatro com a Casa do Zezinho; narração de histórias). Para participar das oficinas, é preciso retirar senha com 30 minutos de antecedência, ao lado do palco;       

15h – Experimentação Musical, Coral e Peformance – Casa de Cultura e Cidadania;

15h40 – Show da banda Alana;

16h15 – Show de rap da banda Núcleo.

Escrito por Gabriella Mancini às 14h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Arrepio nas bancas

Imagem Divulgação

Você nem tinha nascido quando Medéia, Luby, Draky, Stein, Tuty, Belfedo e Epitáfio circulavam pelas bancas. Eles são os personagens da "Turma do Arrepio", gibi criado pelo brasileiro César Sandoval.

Esses monstrinhos são divertidos porque parecem gente comum: Tuty sofre de asma, enquanto Draky tem medo de dentista. E todos são netos de monstros famosos. Draky é neto do Conde Drácula, já o avô de Stein é o Frankstein.

Agora você pode conhecer de perto a Turma do Arrepio: a editora As Américas está relançando 43 gibis publicados nos anos 1990 (R$ 3,50 cada). Neles você acompanha as aventuras desses monstrinhos do bem, que não sabem lidar com seus poderes e por isso se metem em muita confusão!

Escrito por Gabriella Mancini às 14h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Chapeuzinhos Vermelhos

Foto: Heloisa Bortz
Montagem da Cia Le Plat du Jour
 
Você já deve ter decorado a história da Chapeuzinho Vermelho, de tantas vezes que ouviu. Mas que tal vê-la nos palcos do teatro, contada de um jeito bem diferente? Aliás, de dois jeitos diferentes.

A Cia. Articularte, que comemora 10 anos, usou bonecos para apresentar "Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom". Nesta versão, Chapeuzim é uma boneca corajosa que enfrenta o lobo com a ajuda do caçador, da mãe, e de um novo personagem, a Borboleta. O espetáculo é bastante interativo e promete boas risadas.

Já na montagem da Cia. Le Plat Du Jour, o chapéu tem um papel muito importante. Dependendo de qual colocam na cabeça, as atrizes se transformam em lobo, chapeuzinho ou avó. O divertido espetáculo mistura instrumentos musicais, canto, mímica e manipulação de objetos.

Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom (Cia. Articularte)
Domingos, às 11h. Até 29/11.
Sexta-feira, 20 de novembro (feriado), às 11h
No Teatro Plínio Marcos (r. Clélia, 33, 1º andar)
Tel. 0/xx/11 3864-3129
Grátis (retirar ingressos com até 30 minutos de antecedência)

Chapeuzinho Vermelho (Cia. Le Plat Du Jour)
28 de novembro, sábado, às 16h30
Praça de Eventos do SESC Vila Mariana (r. Pelotas,141)
Tel. 0/xx/11 5080-3000
Grátis

Imagem Divulgação

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Marrom

Escrito por Gabriella Mancini às 14h12

Comentários () | Enviar por e-mail | No palco | PermalinkPermalink #

Os Simpsons vão ao cinema

 

Quem acompanha o seriado Os Simpsons (exibido no canal pago Fox) conhece bem as trapalhadas de Homer. Mas quando o desenho passa das telinhas para as telonas, as confusões também aumentam de tamanho.

No longa-metragem "Os Simpsons - O Filme", que a Fox exibe hoje, às 22h, Homer provoca uma catástrofe em Springfield, fazendo com que sua família seja perseguida pela população. Será difícil limpar seu nome na cidade, mas mais difícil será conseguir o perdão de Marge.

"Os Simpsons - O Filme" é a estreia dessa família nos cinemas. Apesar do sucesso da exibição nas telonas, Homer faz piadas sobre a ideia: "Por que pagar para assistir nos cinemas o que podemos ver em casa, de graça?"

Escrito por Gabriella Mancini às 09h25

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Oriental com toque caipira

 


Na 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (que aconteceu no final de outubro), vários autores conversaram com as crianças nas quatro tendas de circo do evento. Apesar do calor e do burburinho, o papo foi animado.

Num dos dias estava a artista plástica Lúcia Hiratsuka, que é ilustradora, escritora e tradutora. Entre seus livros, estão "Contos da Montanha" (Edições SM) e "Festa no Céu, Festa no Mar" (DCL)

Neta de japoneses, Lúcia teve uma infância cheia de histórias e brincadeiras vindas lá do Oriente. E, como cresceu na roça em Duartina (interior de SP), ela diz que tem uma boa mistura das culturas oriental e caipira.

Os avós contavam muitas lendas e mitos japoneses. Assim, ela ouviu por exemplo muitas histórias com e sobre raposas, animal que gera fascínio e medo ao mesmo tempo. Lúcia explica que ela é a mensageira da divindade dos cereais.

Então, no interior do Japão, é comum encontrar uma raposa de pedra com uma oferenda.

Ouça no áudio abaixo o que ela conta sobre como sua infância influenciou no que ela escreve e desenha hoje.

Um dos últimos lançamentos dela é a tradução de um autor japonês bastante famoso na terra do sol nascente. Ela traduziu e ilustrou "O Violoncelista" (Edições SM), de Kenji Miyazawa (1896-1933). Ela conta que ele escreveu bastante, morreu jovem e só foi reconhecido bem depois. "Adoro esse autor. Além de ser escritor e poeta, foi astrônomo, cientista e professor." Diz que ele foi um professor diferente: saia com os alunos para olhar as pedras, por exemplo.

"O Violoncelista" traz a história de Goshu, músico de uma orquestra de cinema mudo. Mas ele vive levando broncas do maestro porque não consegue controlar suas emoções. E são os animais que ensinam ao artista a alma da música.

Abaixo, saiba mais o que ela contou sobre a obra e o autor.

 

 

Escrito por Gabriela Romeu às 20h26

Comentários () | Enviar por e-mail | Conta outra? | PermalinkPermalink #

O pulo da preguiça

 

Cheias de texturas, as ilustrações da mineira Marilda Castanha muitas vezes parecem saltar das páginas, ganhar vida. E sempre contam muitas histórias.

Em seu novo livro, "Pula, Preguiça" (ed. Scipione), a autora realmente faz seus personagens saltarem das páginas! Foi criado depois de "Pula, Gato", sobre um gato que procurava a amizade de uma menina.

"Pula, Preguiça" é um livro de história visual (sem palavras) que conta o dia em que uma garotinha visita um museu de história natural. Lá, ela encontra o esqueleto de uma preguiça-gigante.


Abaixo, Marilda, que também participou da Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), conta como essa história começou.

 

 

Escrito por Gabriela Romeu às 20h24

Comentários () | Enviar por e-mail | Conta outra? | PermalinkPermalink #

Sábado, 7/11, na Folhinha


MP3 na cabeça

Música pode ser bacana para embalar seus momentos, mas o som muito alto prejudica os ouvidos

Há milhões de anos
Quem você acha mais inteligente: um dinossauro ou um cachorro?

Onde vivem os monstros?
Descubra em livro e filme onde é a morada dessas criaturas

Mistureba nos contos de fadas
Exposição dos irmãos Grimm mistura casa dos sete anões, floresta da Chapeuzinho e quarto da Cinderela

 

Escrito por Gabriella Mancini às 08h18

Comentários () | Enviar por e-mail | Bastidores | PermalinkPermalink #

O que quer dizer Wabi Sabi?

Imagem Divulgação


Alguns nomes têm significados curiosos. Ana quer dizer "cheia de graça". Melissa significa "abelha". E Gabriel é o "protegido de Deus". Já outros nomes não querem dizer nada.

No livro "Wabi Sabi", de Mark Reibstein (ed. WMF Martins Fontes, R$ 44), a gatinha Wabi Sabi queria conhecer o significado de seu nome. Seria algo especial ou uma besteira qualquer?

Então foi perguntar. Primeiro à sua dona, depois à gata branca. Perguntou também ao cachorro e ao passarinho. Mas ninguém soube lhe responder. "É difícil de explicar", foi o máximo que conseguiram lhe dizer.

Mas Wabi Sabi não desistiu, viajou para longe e foi em busca de respostas. A sua procura é acompanhada por belas e delicadas ilustrações feitas com colagem em papel. O texto é misturado a haicais, que são poemas japoneses curtinhos, de três versos, e geralmente falam sobre a natureza.

Veja aqui um dos haicais do livro "Wabi Sabi":

"As patas da gata
sobre o tapete de palha.
É duro e macio."

Escrito por Gabriella Mancini às 19h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sobre bichos e chiclete

Imagens Divulgação

Quando os animais parecem gente

Os leões, ratinhos, formigas e raposas estão sempre presentes em histórias que procuram ensinar uma lição, como as que são contadas no livro “Fábulas” (Companhia das Letrinhas, R$ 34), do autor russo Liev Tolstói  (1828 – 1910), com ilustrações do brasileiro Cárcamo.

Esses animais são usados para mostrar que, muitas vezes,  o inteligente é mais forte do que o grandalhão e o humilde tem mais chances de conseguir ter sucesso do que o orgulhoso. 

Liev Tolstói também era conhecido como León (Leão) Tolstói. Talvez por isso o Leão seja o personagem principal das histórias do livro...
 

O batalhão dos ruminantes



A Segunda Guerra Mundial deixou a vida bastante difícil na maioria dos países que participaram dela, incluindo o Brasil.

Soldados brasileiros foram para as frentes de batalha na Europa e um grupo de trabalhadores foi enviado para viver em condições difíceis na região norte, extraindo látex das árvores da Amazônia. Isso porque os Estados Unidos, aliados do Brasil na guerra, precisavam de borracha –feita com látex, para suas armas.

O que isso tudo tinha a ver com a falta de chiclete no País? Foi o que um grupo de meninos loucos pelo doce descobriram no livro “A guerra do chiclete”, de Miguel Sanches Neto (Ed. Positivo, R$ 23,90).

Escrito por Camilla Costa às 20h15

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Tá gravada

É grande a repercussão da entrevista que o Pedro Bandeira me deu durante a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS) na semana passada. A entrevista foi publicada na coluna da Mônica Bergamo.

Escritor com mais de 60 livros publicados, Bandeira fez vários comentários sobre o novo filme da Xuxa, adaptação para as telonas de um seus best-sellers, "O Fantástico Mistério de Feiurinha". Alguns desses comentários geraram bastante polêmica.

Vale só destacar aqui que a entrevista foi gravada - o gravador estava o tempo todo à vista. E nada foi distorcido.

Escrito por Gabriela Romeu às 15h43

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Seis vezes Maria Clara

Imagem: Divulgação

Uma fada que queria virar bruxa. Um fantasminha com medo de gente. Uma menina que viaja com seu amigo vento.

Esses são alguns dos personagens criados por Maria Clara Machado para teatro. Foi também ela quem inventou o "Tablado", no Rio de Janeiro, um importante grupo teatral criado em 1951.

Ainda bem que texto bom não se gasta! As peças de Maria Clara Machado já foram levadas aos palcos muitas e muitas vezes, mas continuam com a mesma graça.

Mas se elas são bacanas de ver no palco, são também uma diversão quando lidas no papel. Por isso a editora Nova Fronteira relançou mais de 30 peças de Maria Clara, divididas em seis volumes (de R$ 24,90 a R$ 39,90 cada). Para ler e reler.

Escrito por Gabriella Mancini às 15h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog da Folhinha O blog da Folhinha é um espaço virtual para interação das crianças com o suplemento impresso publicado pela Folha de S.Paulo aos sábados. É produzido pela editora, Patrícia Trudes da Veiga, pela editora-assistente, Gabriela Romeu, além de outros colaboradores.
Mapa do Brincar

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.