Blog da Folhinha

Um espaço de interação com a criança

 

Folhinha enlameada

Os irmãos Carlo, 11, e Giovanni,8, encaram qualquer lama com o pai, Carlos Eduardo / Foto Eduardo Anizelli/Folha Imagem

Hoje, na Folhinha, um grupo de crianças que encara qualquer lama a bordo de jipes com os pais conta suas aventuras. Sem medo de se aventurar ou de se sujar, elas contam o que aprendem com os imprevistos que acontecem nas estradas. Tudo na reportagem de André Lobato, que também viajou ao Chile em janeiro e conferiu de perto como é o Rali Dacar.

No vídeo abaixo, você confere uma entrevista com o Lourival Roldan 50, que desde 1995 se dedica exclusivamente aos ralis e, no ano passado, virou professor de fora de estrada. Ele dá aulas de navegação e pilotagem.

 

Escrito por Equipe da Folhinha a às 17h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Receita do origamista

Na peça "Tem, Mas Acabou", em cartaz no Sesc Santana, bexigas, bonecas russas e dobraduras, manipulados por quatro atrizes, são usadas para contar histórias sobre a morte (ou o ciclo da vida). Enquanto algumas fazem rir, outras fazem pensar ou até sentir saudade.

No vídeo abaixo, o "origamista" Antonio Luis Theodosio e a atriz Eliana Bolanho ensinam a fazer a dobradura do cavalo alado, como a que aparece em uma das histórias da peça (acima).

Depois de fazer seu cavalo, comente aqui como ficou o resultado.

   "Tem, Mas Acabou"
   
   Onde: Sesc Santana (av. Luiz Dumont Villares, 579,
    tel. 0/xx/112971-8700)
   Quando: Sábados e domingos, às 15h30
   Quanto: R$ 2 (é mais garantido comprar com antecedência)
   Até: 8/3
   Indicado para: maiores de cinco anos

Escrito por Equipe da Folhinha a às 17h18

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

No passo da pantera

Elaine Guerini, de Los Angeles

Divlugação

O ator Steve Martin está nas telonas interpreta de novo o detetive Clouseau no filme "A Pantera Cor-de-Rosa 2’’, que já estreou nos cinemas. Em entrevista à Folhinha, em Los Angeles (EUA), o comediante explicou que ficou fascinado com o felino rosa em sua primeira aparição na abertura do filme "A Pantera Cor-de-Rosa", de 1963.

Seus pais possivelmente curtiram na TV o desenho da Pantera, que surgiu nos 60. "Muita gente pensa que o desenho da Pantera deu origem aos filmes. Mas foi o contrário", diz Martin, que, no longa-metragem, corre atrás de uma outra pantera (um cobiçado diamante). Ou seja, o felino mesmo não aparece na telona.

Leia trechos do bate-papo abaixo. Outra parte da entrevista está na Folhinha impressa de hoje (28/2). Vale conferir.

A continuação é mais voltada ao público infantil, não?

O filme de 2006 foi bem recebido pela garotada. Então decidiram incluir duas crianças no elenco, vivendo os filhos de Ponton, o colega de Clouseau. No início, fui contra.

Divlugação

Por quê?

Se as crianças já tinham gostado do primeiro filme, do jeito que ele era, a gente corria o risco de estragar o segundo, ao mudar o foco. Felizmente isso não aconteceu. Quando percebi que os meninos só ajudariam a criar mais situações engraçadas, fiquei aliviado.

 Você teve de aprender a fazer malabarismo, para a cena em que Clouseau tenta salvar as garrafas de vinho que despencam da prateleira?

Não, já sabia. Aprendi isso aos 15 anos, quando comecei a trabalhar na Disneylândia, na loja de brinquedos e lembrancinhas. Mas claro que a cena no restaurante, quando Clouseau vai jogando as garrafas que caem da prateleira para outros clientes, exigiu um pouco de efeitos especiais.

Você improvisa muito no set de filmagem?

Gosto de improvisar nos ensaios, mas não na hora de rodar. Isso poderia surpreender negativamente os outros atores com quem contraceno. Uso a improvisação para lançar ideias que penso ser engraçadas, mas quero a opinião dos outros para ver se funciona mesmo. Se toda a equipe cair na gargalhada, a piada entra no filme.

Escrito por Equipe da Folhinha a às 17h12

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Festa no Butantan

O Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, comemorou 108 anos no dia 23 de fevereiro, mas a festa ficou marcada para sábado, dia 28/2. E o melhor: você visita os museus da instituição gratuitamente, das 9h às 16h, nesse dia.

Outra atividade gratuita é a oficina de origami (aquela arte de dobrar o papel, criando diversas figuras), ministrada pela artista Yuri Tada, no Centro Cultural do Butantan.

Ah, se você aparecer por lá, conte depois aqui como é que foi!

 >> Anote na agenda

Onde fica: av. Vital Brasil, 1.500, Butantã, tel. 0/xx/11/3726-7222.

Escrito por Mara Oliveira às 17h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cometa à vista

O cometa Lulin / Foto de Jack Newton/Arquivo Pessoal

Na virada de segunda para terça (dias 23 e 24), você tem um encontro marcado com um astro que veio de um dos pontos mais distantes do espaço: o cometa Lulin. Pela primeira vez, esse corpo celeste visita a região interna do Sistema Solar e passa perto da Terra. A previsão é a de que, no amanhecer da terça, será mais fácil visualizar o cometa no céu.

Essa pode ser a primeira - e talvez a última - vez que você verá o Lulin do nosso planeta. "Cometas que apresentam órbitas abertas, como parece ser o caso de Lulin, passam perto do Sol e se perdem no espaço", conta o astrônomo Enos Picazzio, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.

Descoberto em 11 de julho de 2007, no Observatório Lulin, localizado em Taiwan, o cometa que agora se aproxima da Terra tem cor ligeiramente verde. Como todos os cometas, Lulin tem a idade do Sistema Solar: cerca de 4,6 bilhões de anos. Bem "velhinho", esse astro também veio de muito longe: provavelmente, da chamada Nuvem de Oort, uma concha esférica, só formada por cometas, que fica a quatrilhões de quilômetros de distância da Terra.

Um jovem descobridor de cometas

O cometa Hale-Bopp/Nasa

Em 1996, Quanzhi Ye, um menino de apenas sete anos, teve a chance de ver através de um telescópio na China um cometa que passava pela Terra. O astro se chamava Hale-Bopp, em homenagem aos seus descobridores. Mas, ao pôr os olhos no telescópio, ele acreditou que havia descoberto o cometa.

Ao saber da verdade, Quanzhi Ye prometeu que um dia descobriria o seu próprio cometa. E não é que ele conseguiu? Em 2007, aos 19 anos, ele localizou o cometa Lulin quando checava dados obtidos por um programa de inspeção do céu do observatório de mesmo nome de Taiwan.

"Na época, fiquei feliz por realizar o meu sonho e, agora, mais ainda ao saber que o cometa poderá ser visto a olho nu", contou Quanzhi Ye, por e-mail, à Folhinha. "Eu ainda não consegui vê-lo desse jeito, mas, usando instrumentos, ele parece uma bola de neve nebulosa no céu."

Na época da descoberta de Lulin, Quanzhi Ye era um simples estudante universitário. Aliás, ele ainda cursa a faculdade em uma universidade chinesa. "Estou trabalhando duro para me tornar um astrônomo profissional e espero que a descoberta de Lulin tenha sido um bom começo", diz.

De olho no céu

 Imagem de tempestade em Saturno tirada para o Telescópio Hubble/Nasa

 O cometa Lulin deve aparecer perto do planeta Saturno, entre as constelações de Virgem e Leão. "Saturno é bem fácil de ver a olho nu, mas Lulin não deverá ser tão fácil de observar", conta Enos Picazzio. Por isso, a sugestão é usar um binóculo e seguir outras dicas do astrônomo:

Jóia Procure identificar com antecedência Saturno no céu (confira tabela com horários de algumas capitais). Assim, na noite de terça-feira, você irá encontrá-lo com facilidade. No dia 22, por exemplo, uma pessoa em São Paulo que procure o planeta por volta das 20h o encontrará pouco acima do horizonte. Quanto mais tarde olhar, mais fácil será localizá-lo.

Jóia Para achar Saturno no céu, não há mistério. Nos próximos dias, o planeta nasce no lado leste. O lado leste é onde a Lua nasce. Ele estará à sua esquerda se você estiver de frente para o Cruzeiro do Sul. Saturno será o objeto mais brilhante dessa região (parece uma estrela muito brilhante).

Jóia Ajuste o foco do binóculo para obter uma imagem bem nítida.

Jóia Na terça-feira à noite, vasculhe a região em torno de Saturno e procure por Lulin. O cometa será menos brilhante do que esse planeta e terá imagem nebulosa, como uma mancha ligeiramente esverdeada, de contornos pouco definidos.

Jóia Confira os horários do nascer de Saturno em algumas capitais brasileiras. Se a sua cidade não consta na lista, use os valores de uma capital com o mesmo fuso horário ou, então, o horário da capital que for mais próxima da sua cidade.

 

Boa Vista (Roraima) - 19h05

Brasília (Distrito Federal) - 19h20

Cuiabá (Mato Grosso) - 18h25

Macapá (Amapá) - 19h23

Natal (Rio Grande do Norte) - 18h25

Porto Alegre (Rio Grande do Sul) - 19h40

Rio Branco (Acre) - 18h37

São Paulo (São Paulo) - 19h20

Salvador (Bahia) - 18h40

 

Cometas são astros curiosos

 

Jóia Nem todos os cometas são esverdeados como Lulin. Os ricos em poeira, por exemplo, têm cor amarelada. Há ainda aqueles com caudas azuladas. A cor varia de acordo com a composição química do cometa.

Jóia Sabe do que os cometas, em geral, são feitos? Em grande parte, de água congelada. Para você ter uma ideia, se pudéssemos dividir o núcleo de um cometa em cem partes iguais, mais de 80 seriam formadas por gelo. Mas os cometas também apresentam gases como o monóxido de carbono, o dióxido de carbono e o metano, além de outras substâncias em menor quantidade.

Jóia A cauda de um cometa é formada por gás e poeira, que são liberados do núcleo na medida em que o astro se aproxima do Sol e é aquecido por ele. A luz e o vento solares empurram esse material na direção oposta à do Sol, formando a cauda.

Jóia Os cometas têm, em geral, duas caudas. Uma costuma ser mais encurvada e mais larga, enquanto a outra é mais reta e estreita. Elas têm composição química diferentes. É por isso que não são iguais.

 

Escrito por Mara Oliveira às 09h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Os Cientistas em Quadrinhos

Hoje, a Folhinha impressa não circula, mas já dá para adiantar aqui que no dia 28 o caderno virá cheio de surpresas. Uma delas é a estreia da seção "Os Cientistas em Quadrinhos", uma espécie de "HQgráfico" feita pelo jornalista e quadrinista Jão Garcia. Ele assina desde 2005 uma das tiras da contracapa da Folhinha: Os Cientistas, com o Tio Lerd perdendo de dez a zero para seus sobrinhos, bem mais antenados com o que está acontecendo no planeta.

E o que é um "HQgráfico"? É uma mistura de história em quadrinhos com infográfico (combinação de desenhos, fotos e gráficos para explicar algum assunto). Ou seja, a nova seção vai trazer curiosidades científicas diversas, como clonagem, células-tronco, aquecimento global, nanopartículas... E tudo isso com a ajuda do Zé e da Zá, duas crianças bem espertas e ligadas em ciência (ao lado).

Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre o que vem por aí.

 

Escrito por Equipe da Folhinha às 05h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Seu dia na TV

Você sabia que hoje é o dia Internacional da Criança no Rádio e na Televisão? Pois é, a data foi criada pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para estimular jovens do mundo todo a participarem mais ativamente nos meios de comunicação. O tema da vez é "Todos Juntos pelas Crianças: Sintonize na Infância".

Neste ano, mais de 2.000 emissoras de vários países vão aderir a uma programação especial comemorativa. E, aqui no Brasil, vai ter um programa feito por um grupo de meninos e meninas na TV Cultura. É o "Ligados no Esporte", uma mistura de jornal e ficção, que foi feito por Mathias Eichbaum, 13 anos, Rodrigo Isidoro, 12, Bruna da Silva, 13, Victoria de Lima, 13, Lucas Acher, 13, Julia Ruggeri, 12, Bertil Soares, 14, e Paula Krein, 12.

Lá na emissora, eles debateram ideias, escolheram o nome do quadro, definiram cenários, escolheram figurinos e participaram de gravações, direções e edições... Ufa! O resultado você confere hoje, das 11h30 às 13h30, na TV Cultura.

Escrito por Equipe da Folhinha às 19h25

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Festa na Fenda do Bikini

Lula Molusco já está esquentando os hambúrgueres de Siri. O Sr. Siriguejo está terminando os preparativos para a festa. Patrick já embrulhou os presentes e até Gary prometeu que viria.

É que este ano é muito especial para o pessoal da Fenda do Bikini: Bob Esponja Calça Quadrada faz 10 anos! Ele nasceu em 1999, criado por Stephen Hillenburg.

Stephen disse que escolheu uma esponja por ser o personagem do fundo do mar menos óbvio em que conseguiu pensar. (Se bem que o Bob, amarelinho e quadrado, está mais para uma esponja de cozinha do que para as encontradas no oceano, né?) Hoje, o desenho está em mais de 170 países, em 25 idiomas.

Para comemorar, a Nickelodeon está preparando uma série de atividade scomemorativas, incluindo uma área especial só para ele no site do canal.

Escrito por Equipe da Folhinha às 17h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Novo clipe da Miley

Acabou de sair o clipe de "The Climb", o novo de Miley Cyrus. Ele está na trilha do filme, mas não dá para ter mais detalhes da história pelas cenas que aparecem aí. "Hannah Montana: o Filme" deve estrear por aqui no começo de junho.

Na história, o pai de Miley a leva para sua cidade natal, no Tenessee, para que ela pense melhor se quer continuar a vida dupla como Hannah.

Escrito por Equipe da Folhinha às 17h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Amanhã, aprendizes de samurais invadem a Folhinha

Já tem bastante gente preparando a "shinai" para domingo. É que no domingo acontece o 27o Campeonato Brasileiro de Kendo, uma arte marcial que usa uma espada de bambu (a "shinai") em seus golpes.
 
Na Folhinha de amanhã você pode conhecer melhor o esporte, ver como funcionam as lutas e como são as crianças que praticam essa arte secular dos samurais, na matéria da repórter Clarice Cardoso.
 
Tem também uma entrevista com a atriz Olesya Rulin, que interpreta a Kelsi em "High School Musical" e a opinião de quem assistiu ao filme "Coraline e o Mundo Secreto". Confira abaixo o trailer do filme, que já está nos cinemas.

Escrito por Equipe da Folhinha às 20h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A volta dos clones

Os heróis da República estão de volta defendendo o futuro da galáxia em "Star Wars: A Guerra dos Clones", novo desenho do canal pago Cartoon Network.

A animação fez muito sucesso nos EUA e estreia por aqui amanhã, às 19h. A partir daí, é exibida todas as sextas às 19h30. O episódio da semana anterior será exibido meia hora antes, e também haverá reprises às sextas,às 23h e 23h30, e aos domingos, às 16h e às 22h.

O Giuseppe Di Santo Poliqueze, 10, já assistiu ao primeiro episódio, veja a opinião dele: 

"Eu achei a animação muito legal porque os gráficos são muito bom mesmo. É um pouco engraçado até e as guerras e lutas são muito legais,emocionantes. É muito parecido com o filme (que tem personagens reais) ou até melhor."

Na Folhinha desta semana você confere mais detalhes e, abaixo, vê o trailer da série. 

 

Escrito por Equipe da Folhinha às 20h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Onde está Wally?

Essa imagem aí de cima foi tirada no discurso inaugural do novo presidente Barack Obama em 20 de janeiro de 2009.

Até parece uma foto normal, certo? Errado! Ela é, na verdade, 220 fotos coladas uma na outra em várias camadas, todas feitas por David Bergman. Duvida? Então confira nesse navegador feito especialmente para ver com vários níveis de zoom esse tipo de imagem, chamada GigaPan.

A GigaPan une duas tecnologias: uma câmera robótica que tira imagens panorâmicas em altíssima definição e um programa que constrói os panoramas, unindo as imagens. O resultado é uma tecnologia bem divertida. Dá para passar um bom tempo procurando detalhes curiosos por todos os lados.

Mas o legal mesmo é achar alguns "defeitos" que surgem por lá. E aí, será que você consegue descobrir onde estão os "fantasminhas" abaixo?

  

 

 

 

Escrito por Equipe da Folhinha às 19h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Resgatando cachorros


"Um Hotel Bom Pra Cachorro" é um filme bem divertido que estreia no dia 20/3. Ele tem várias cenas impagáveis com cachorros fazendo todo aquele tipo de bagunça que todo mundo que tem um mascote em casa adora. Mas ele fala de uma coisa bem séria: do abandono de animais e de um grupo de amigos que decide reformar um prédio abandonado para resgatá-los da rua.

Enquanto ele não estreia, dá para brincar nesse joguinho online bem bacana. Nele, você está dirigindo o caminhão do pet shop e tem de recolher os cãezinhos que estão na rua, assim como as crianças da história.

Escrito por Equipe da Folhinha às 22h21

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Jonas de cera

Se estiver difícil de encontrar com os irmãos Kevin, Joe e Nick por aí, já tem um jeito mais fácil de tirar uma foto com o Jonas Brothers para o seu mural. É que, agora que eles ganharam estátuas de cera no tradissional musel Madame Tussauds, ninguém vai notar a diferença - ou vai dizer que, batendo o olho, você já sabe falar quem é quem?

Para fazer as estátutas, eles foram fotografados e tiveram as medidas tiradas pelos professionais dos estúdios Merlin, que fez o trabalho. Além deles, Miley Cyrus e Zac Efron também já tinham virado estátuas no ano passado.

 

Escrito por Equipe da Folhinha às 19h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Feira de Brinquedos

Conheça destaques da Feira Internacional de Brinquedo de Nuremberg, na Alemanha

Little Sunshine, da Zapf Creation, fala 17 frases, canta e vem cheia de acessórios, indicado na categoria "Emoção e Experiência".

Teatrinho da Playmobil (www.playmobil.com), indicado na categoria "Emoção e Experiência".


Bakugan, da Spin Master (www.spinmaster.com), é um jogo de cards e bolas que viram guerreiros, baseado num desenho "anime" japonês, indicado na categoria "Tendência e Estilo de vida".

Pirâmide de Ramses, da Lego (www.lego.com), indicado na categoria "Jogos e Ação".

Laptop, da Lexibook (www.lexibook.com), funciona quase como um de verdade: tem editor de textos, navega na internet e vem com MSN Messenger, indicado na categoria "Conhecimento e Aprendizagem".

Kit de ciências, da Ravensburger (www.ravensburger.com), indicado na categoria "Conhecimento e Aprendizagem".

Jogo Ego, da Huch & Friends (www.huchandfriends.de), permite brincadeira de tarefas e entrevistas entre os jogadores, indicado na categoria "Tendência e Estilo de vida".

E-Racer, da HaPe International (www.hape-international.com), é feito de bambu e pintado com tinta a base de água, indicado na categoria "Criatividade e Design".

Binóculo de visão noturna, da Stadlbauer (www.stadlbauer.at), indicado na categoria "Eletrônicos e Técnicos".

Lousa com caneta de luz, da W.A.Jacobs (www.wajacobs.com), indicado na categoria "Criatividade e Design".

 

 

Escrito por Equipe da Folhinha às 02h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Amanhã tem operação limpeza

Enrico, 8, que enrola para tomar banho e resiste até para cortar as unhas, principalmente as dos pés - Marcelo Justo/Folha Imagem

Tomar banho todos os dias, escovar os dentes após as refeições, lavar a cabeça, limpar ouvido, cortar cabelo e unhas, lavar as mãos antes de comer... ufa! Será que todos esses cuidados com a higiene são necessários ou são apenas implicância de mãe? Bem, antes de saber a resposta, é melhor dar uma passadinha no chuveiro antes de ler a Folhinha de amanhã.

A repórter Gabriella Mancini entrevistou crianças que contam os problemas que enfrentam na hora de tomar banho, escovar os dentes e cortar as unhas, entre outros. Até o pai do Cascão, o cartunista Mauricio de Sousa, falou como é que seu filho mais novo (o de carne e osso) reage na hora de cuidar da higiene. O Enrico Torriero, 8, e as irmãs Júlia, 8, e Vitória Santos Gomes, 4, são da mesma turma e torcem o nariz para escova de dentes, chuveiro e cortador de unhas.

As irmãs Júlia, 8, e Vitória, 4, sempre reclamam quando o assunto é escovar os dentes - Henrique Manreza/Folha Imagem

Mas está tudo explicado lá. Descubra por que é importante cuidar da higiene. Até lá, vá se inspirando na música do ratinho.

Escrito por Equipe da Folhinha às 17h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hasbro no Shopping

Tem atividade bacana para quem for ao Shopping Market Place a partir da próxima terça-feira. É que vai até 1º/3, o espaço “Mundo Mágico Hasbro” vai estar por lá. Vai dar pra brincar com vários produtos da marca.

 

 

 

Para quem gosta de Transformers, vai ter bonecos da linha e espaço para tirar foto com o personagem favorito.

 

  

 

 

 

Quem prefere Littlest Pet Shop pode se divertir com os pets e seus cenários ou ganhar uma maquiagem artística do bichinho favorito no rosto ou na mão.

 

 

 

Mas se você gosta é mesmo é de um bom jogo de tabuleiro, aproveite para conhecer o Jenga e o Twister, além dos tradicionais Monopoly e The Game of Life.

 

 

 Tudo grátis, de domingo à sexta, das 14h às 20h, e aos sábados, das 10h às 20h.

Escrito por Equipe da Folhinha às 18h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mergulhe nos oceanos

Que 70% da superfície da Terra é coberta por oceanos muita gente sabe. Mas você sabia que só 5% deles já foram explorados pelo homem?

É pouco, mas é de uma beleza extraordinária. E se você quiser, também pode descobrir o que há por baixo dessa imensidão azul ali do lado com o novo Google Earth.

Pois é, aquela mesma ferramenta que você usava para brincar de achar a sua casa ou o shopping ganhou uma extensão que permite que (com perdão da piada) você mergulhe nos oceanos navegando na internet.

E o bacana é que, além de aprender sobre o fundo dos oceanos com cardumes e animais exóticos, essa ferramenta também vai ajudar a conscientizar as pessoas do mundo todo sobre a necessidade de preservá-los.

Vários cientistas do mundo todo cederam informações e vídeos sobre vulcões submersos e até (olha só que legal!) navios naufragados!

Você pode baixar o programa aqui, gratuitamente. Depois, passe por aqui e conte as coisas bacanas que descobrir por lá.

Confira no vídeo abaixo (com legendas em português de Portugal) um pouquinho do que dá para fazer:

  

Escrito por Equipe da Folhinha às 20h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog da Folhinha O blog da Folhinha é um espaço virtual para interação das crianças com o suplemento impresso publicado pela Folha de S.Paulo aos sábados. É produzido pela editora, Patrícia Trudes da Veiga, pela editora-assistente, Gabriela Romeu, além de outros colaboradores.
Mapa do Brincar

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.